terça-feira, 8 de abril de 2014

A origem do Tiramisù ! Do Renascimento aos dias de hoje.




Neste universo de Gastronomia, há diversas lendas sobre origem de pratos, entradas e sobremesas, e uma delas é a origem desta inesquecível sobremesa Tiramisù!!!
Que quando  saboreada fica para sempre na memória.

O nome tiramisù em vêneto, tirame-sù; em italiano, tirami su, de tirare + mi + su: "levanta-me" ou "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético.

Duas são as lendas mais famosas de sua origem:

A primeira que esta sobremesa foi elaborada nos finais do século XVI. Em homenagem o Duque da Toscana,  Cosimo III (1642 - 1723) da família Médici, quando foi chamada “Zuppa del Duca” ou sopa do duque.
Esta homenagem foi pensada por ocasião de sua chegada a cidade de Siena, para que o Duque de lá guardasse uma boa recordação da cidade e seu povo.
Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: O queijo mascarpone, chocolate, café.

Outra é que na época do  Renascimento se considerava o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia.
Apesar de sua história e origem terem muitas suposições, não existem documentações da sobremesa antes do ano de 1983.

Uma é vero!  É a sobremesa preferida do Papa Bento XVI.

De tão popular o Tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italiano também conhecido como “Trifle Tuscan” Torta Toscana e “Zuppa Inglese” sopa inglesa. 
Tiramisú tradicional é geralmente composto de biscoitos molhados em licor, camadas de chocolate picado e massa doce feita com biscoito champanhe.



Mas a certa da sobremesa que ficou famosa em todo mundo  foi idealizada Le Beccherie . Um
restaurante familiar localizado na cidade de Treviso,Fundada em 1939.


Por motivos da situação financeira da Itália o restaurante cerrou suas portas em 30 de Março  de 2014.
Como atesta a Academia Italiana de Culinária, o doce ganhou seu formato ideal em 1972 depois de muitos experimentos realizados pela dona do restaurante, Alba Campeol, de 82 anos, e seu confeiteiro, Roberto Linguanotto.


Cerra as portas este restaurante fundado no fim dos anos 1930, mas que descende de uma hospedaria e de uma casa de carnes abertas no século no princípio do século XIX. 
O Alle Beccherie permanece eternizado por uma receita que o tornou universal.


O tiramisu, um pavê de biscoitos savoiardi envoltos em creme de queijo mascarporne com gemas batidas.


Copiado por tantos chefs em todos as cidades do mundo, o Tiramisù tornou-se a sobremesa oficial da pequena tratoria ao mais famoso e prestigiado restaurante na Itália.





'Il Tiramisu Legittimo delle Beccherie'. Receita O   Tiramisù   original 'de "Le Beccherie" Restaurante 1981.


2 xícaras (360 cc) de café expresso
2 colheres de chá de açúcar
4 gemas                               
1/2 xícara (100 g) de açúcar
£ 1 (450 g) mascarpone queijo à temperatura ambiente
30 savoiardi (biscoitos ladyfinger)
2 colheres de sopa de cacau em pó amargo
Prepare um café expresso forte, cerca de 1 ½ xícaras (360 cc). Dissolva 2 colheres de chá de açúcar nele, enquanto o café ainda está quente. Deixe o café fresco à temperatura ambiente.
Bata as gemas e o açúcar em uma tigela até que se tornem claro e macio.
Combine com o queijo Mascarpone
Mergulhe os palitos restantes no café e colocá-los na panela em uma segunda camada
Espalhe metade do creme de mascarpone sobre os biscoitos.
Polvilhe com o cacau em pó e leve à geladeira por cerca de 3-4 horas


Apesar ser um doce da região Vêneto, que foi criado por um chef de Treviso, e ficou famoso nos anos 80, em todos os restaurantes romanos você vai encontrar o tiramisù adotado como doce local.
Eleito por algumas revistas gastronomia e blogs o mais famoso está no restaurante Pompi - Il Regno del Tiramisù, em Roma desde 1960 .



No Brasil, precisamente em São Paulo aonde a imigração italiana é muito forte, a sobremesa foi introduzida por restaurantes como Massimo, o Maria Zanchi de Zan, La Vecchia Cucina.
Nos últimos anos surgiram algumas variações como o tiramisù expresso servido no copo ou na xícara, biscoito bem seco e crocante, levemente banhado com café quente feito na hora, e por cima coloca-se o creme de zabaione e o cacau em pó.




Outros chefs criam tiramisù de fruta, como por exemplo, tiramisù de caqui ou tiramisù de morangos.


TREVISO - Cidade que originou a Famosa Sobremesa !


A linda cidade a pouco mais de dez quilômetros ao norte de Veneza ostenta uma herança cultural riquíssima, com traços artísticos e arquitetônico que resumem a agitação de seus dois milênios de história, durante os quais passou pelas mãos dos romanos, bizantinos, francos, venezianos, austro-húngaros e muitos outros conquistadores.


É cercada por uma muralha, além de entrecortada por um canal, o que lhe confere um visual mágico e o apelido de "pequena Veneza".







Edicáo de texto e fotos
Leila Bumachar
Fontes de pesquisa e fotos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiramis
http://www.finedininglovers.com/blog/news-trends/restaurant-that-invented-tiramisu-is-closing
http://vejasp.abril.com.br
https://www.google.com.br/search
http://www.annamariavolpi.com/tiramisu_le_beccherie.html