sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Vinho do Porto versus Verão Carioca!


O povo de Portugal cultiva uvas ao longo do rio Douro, desde o tempo de Jesus. As áreas de cultivo dos vinhos dessa região foram oficialmente demarcadas em 1756. A região do Porto tornou-se popular quando comerciantes ingleses começaram a adição de aguardente para preservar o vinho para exportação.

O Vinho do Porto, no processo de mudança da sua imagem, face a versatilidade que este vinho oferece, faz com que os barmen´s e os consumidores mais jovens fiquem fascinados com os cocktails de verão.



Os cocktails com vinho do Porto surpreendem na cor e no sabor, dando um toque especial a qualquer evento. Perfeito, num final de tarde de verão, apreciando um por do sol.

A nova onda de drinks para o verão com vinho do Porto deve sua origem no ano de 2007, utilizando-se o Porto rosé e os Porto brancos (e secos) e tintos (ruby). Os três tons se firmaram, e conquistaram jovens e não jovens nas praias e nos cafés no verão seguinte.

Os drinks com base no vinho do Porto, seja ele branco, rosé ou tinto, invadiram os locais de praias e cafés de Portugal, que oferecem cocktails de elevada qualidade, numa demonstração de que pode também ser adotado em momentos mais informais, caracterizando-o como uma bebida jovial, refrescante e descomprometida. 
Vamos então aqui, no Rio de Janeiro, neste clima de Verão Tropical, adotar esta nova moda.


Receitas de alguns cocktails

Porto Tônico: Utilizar copo alto com gelo. Adicionar vinho do Porto branco ou rosé, água tônica e rodela de limão. No entanto, há variantes, como: frutos vermelhos ou hortelã, ao invés de limão.
Porto Intense: servido em copo baixo. Adicionar vinho do Porto rosé, Croft, laranja, açúcar, canela e gelo em cubo.
Origem: Do bar “Porto Tónico” Endereço: Rua Candido Dos Reis 96 (Junto a Torre Dos Clerigos), Porto Portugal


Porto Tónico, Cálem White & Dry.
½ dose de Porto White & Dry, ½ dose de água tônica,gelo,limão. Preparação: Comece por colocar algumas pedras de gelo num copo alto. Junte ½ dose de Porto White and dry e ½ dose de água tônica. Aromatize a gosto com limão e saboreie esta leve e refrescante sugestão.
Cálem Porto Rosé e Frutos Silvestres
70 ml Porto rosé, 50ml sumo de framboesa, gelo picado, hortelã-pimenta e frutos silvestres para decorar. Preparação: Coloque o gelo picado no shaker e junte o Cálem Porto rosé, seguido do sumo de framboesa. Agite muito bem. Colocar em copo alto. Decore com frutos silvestres e folhas de hortelã-pimenta.
Origem: Porto Cálem, Av. Diogo Leite 26, Vila Nova de Gaia 4400-111, Portugal.




PESSOA, FERNANDO (1988-1935)
"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"



Edição de Texto e Fotos
Leila Bumachar

Nenhum comentário:

Postar um comentário