sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Origem da casta Chasselas



A origem da casta de uva Chasselas, gera algumas controvérsias, por alguns especialistas presumirem ser esta uma casta mais antigas cultivadas pelo homem.
Em pinturas sepulcrais datadas do ano 5.000 AC no antigo Egito, surge uma forma de folha e cor semelhante a da Chasselas.
Há também a origem que esta uva tenha sido importada do Líbano para o Egito.
Ou que a origem que os Fenícios teriam espalhado pela bacia do Mediterrâneo, Espanha, Itália, em seguida, no Vale do Rhone, Norte da Alemanha e resto da Europa Ocidental.

"Chasselas é uma grande variedade, ainda é necessário conhecimento" 
Adrien Berget diz: "É sempre difícil dar a origem exata de uma variedade, mas podemos manter esta presunção: a origem de uma variedade deriva do país onde seu cultivo é O mais comum e mais antiga. Mas a partir deste ponto de vista, sem dúvida, é a excelência da uva Chasselas por suíços.”
Um estudo recente da Drs. José Vouillamoz e Claire Arnold, especialistas em sobrevivência das plantas, complementa e corrigir nossas crenças sobre a origem do Chasselas.
Segundo eles, no início do século 17 um botânico Basel falou da "divisão" plantadas em Burgundy, também chamado de Lausanne.
Um século mais tarde, a primeira menção da "divisão" é mencionada no Pays de Vaud - Suíça. 
Nestas controvérsias há uma conclusão de estudos que classifica a origem de Chasselas não pode ser oriental, sim no cruzamento da Suíça, França e Itália. 
Estes resultados confirmam o nascimento das primeiras Chasselas perto do Lago de Genebra, de onde se espalhou em uma parte da Europa.Encontramos vestígios de Chasselas, a partir do século XIV.

Por volta de 1900, Chasselas predomina nos cantões de Vaud, Genebra e Neuchâtel, bem como a Suíça de língua alemã. 
Uva nativa do Lago de Genebra, digno representante de toda a região, Chasselas não é uma videira poderosa e invasiva e sim através de sua sutileza e delicadeza se destaca nos diferentes terroirs suíços!

Uma coisa é certa de afirmar, em nenhum outro lugar Chasselas dá um vinho tão sutil e complexo como na Suíça. Chamado Fendant em Valais é nomeado após uma peculiaridade da baga amora cuja casca e da polpa são divididas sob a pressão dos dedos, sem o suco se esgote. Sua pele racha sob os dedos quando madura. 
Chasselas, é cultivada em todos os lugares Fendant em Valais, onde representa mais de 20% do total das plantações.
Chasselas, que leva o nome de Fendant  se  torna um grande sucesso. 
Cultivadas para o vinho de mesa na maioria dos países é adotado no oeste da Suíça como o vinho aperitivo, fresco, frutado e delicado.
Valais é o maior cantão com várias centenas de produtores vinícolas que produzem dois quintos dos vinhos suíços. E a partir de 50 variedades de uvas, incluindo muito antiga, mal conhecido fora do cantão, como Petite Arvine, Amigne, branco ou vermelho Humagne Humagne e Cornalin. Mas o mais importante são os Chasselas -Fendant e  Pinot Noir. 
Turismo em Valais que é uma zona turística por excelência, fascinante país de contrastes, localizado no coração dos Alpes, onde o clima é ameno e sol acima da média.
Com sua Rota dos Vinhos valorizada principalmente por sua variedade de uva.
O Valais é o maior cantão produtora de vinho da Suíça com 5.000 hectares de vinhedos, um terço da produção total na Suíça. A cidade de Sion, com seus 427 hectares de vinhas é a maior cidade do vinho de Valais.
O nome de divisão é, na verdade originalmente de Vaud, mas hoje só cantão de Valais tem o direito de usar esta sinônimo para descrever os Chasselas.

O cantão do Valais (VS - em alemão Canton Wallis) é um cantão da Suíça,  no sul do país, cavado pelo Vale do Ródano.

A Suíça tem mais de 200 variedades de uva. Entre elas, há nada menos do que 40 antiquíssimas raridades nativas que quase não podem ser encontradas em outros lugares do mundo. 
Quem quer apreciar os nobres vinhos produzidos é quase obrigado a visitar a Suíça – pois apenas cerca de 1-2% dos vinhos suíços são exportados. Pequenos vinhedos e encostas íngremes dificultam e limitam a produção. Investe-se então em qualidade no lugar de quantidade – fato que se reflete em diversos prêmios recebidos (dados do sitewww.myswitzerland).



Um vinho aperitivo é aquele que é capaz de despertar o desejo, sem nunca satisfazer. ’(anônimo). Esta definição está em perfeita Chasselas. Sua primeira virtude é tão apetitosa, é especialmente adequado para pratos de acompanhamento. Desfrute de fondue ou raclette, um Vacherin Mont-d'Or, lagos de peixe, filetes de perca, truta, peixe branco sem Chasselas é simplesmente impensável











Edição de Texto Leila Bumachar
Fontes de dados
http://cd.swisswine.ch/french/gastr
chasselas.ch, 24heures.ch, vitis.org, planeta-vinho 
http://www.chasselas.ch/fr-contact.asp
Schenklive - Courier vinho
www.lesvinsduvalais.ch/encaveur/fendant-chasselas.