quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Vale de Colchagua Viticultura / Tradição: Avant-Première Viñas de Colchagua.

Vinhos hoje premiados com destaque mundial tornaram a degustação e a prova desta seleção um evento da maior importância na ‘Avant-Première Viñas de Colchagua’.
No mês de novembro mais uma vez com a impecável organização de Alessandra Cassolato da CH2A Comunicação, no elegante mundialmente conhecido o Copacabana Palace Hotel, Avenida Atlântica, Rio de Janeiro local escolhido pela Associação Viñas de Colchagua para apresentação de uma Masterclass seguida de aula/Tasting, uma seleção magnífica de 15 Red Blends. Com mediação e apresentação do especialista em vinhos Marcelo Copello, e a interlocução dos enólogos representando suas vinícolas, que hoje compõe a AGV, tivemos desde uma narrativa histórica sobre a tradição familiar e o vinhedo, seguindo para o desenvolvimento e produção encerrando com perfeita degustação dos vinhos selecionados para o Tasting. 
Vale de Colchagua ou, Colchagua Valley significa “vale de pequenas lagoas”, tem no seu histórico tradições muito interessante que enriquecem a cultura local. No Vale que está localizado na zona central do Chile, é banhado pelo rio Tinguiririca e encontram-se as duas cidades mais importantes da região San Fernando e Santa Cruz.
As maiorias das vinícolas estão concentradas no centro do vale, apesar de novas plantações estão estendendo-se para as encostas e oeste em direção ao mar. As primeiras vinhas que incorporam variedades importadas de França foram plantadas em Colchagua em 1870.
Esta região de solos de argila, granito decomposto aonde o clima mediterrâneo faz florescer belas castas de Cabernet encorpado, Carménère, Syrah e Malbec. Seu clima privilegiado que aliado ao uso de tecnologia de ponta e criatividade humana permitiram que a indústria vitivinícola desenvolvesse a produção de vinhos que alcançaram os melhores padrões mundiais.
Tal como acontece com muitas das regiões vinícolas do mundo, as encostas íngremes nas bordas das montanhas costeiras estão provando serem os lugares mais desejáveis ​​para a viticultura, aonde as vinhas podem tirar proveito da luz do sol predominante e também os solos graníticos e livres - drenagem que levam um rendimento menores de bagas porem com alta com uma alta concentração de sabores.
 
O Vale do Colchagua hoje pode se considerar um dos destinos turísticos para os amantes de vinhos dos mais importantes do mundo. Conhecido por suas belas colinas cobertas de vinhedos, videiras cem anos de idade, casas de fazenda no estilo colonial e vinícolas modernas de alta tecnologia.
O Chile ao longo da ultima década vem se colocando num patamar muito importante no mercado mundial do vinho, e nenhuma outra região teve melhor produção na categoria mundial de vinhos tintos do que Vale do Colchagua, nomeado "Melhor Região do Vinho do Mundial de 2005" pela Wine Enthusiast.
A relação entre Brasil e Chile representa um êxito grande na indústria de vinhos. O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de exportações de vinho chileno e o Chile lidera o mercado de vinhos importados no Brasil desde 2002. Sebastián Bisquertt, presidente da AGV.
Colchagua Vineyards Associação/AGV hoje é composta das seguintes vinícolas: Bisquertt, Casa Silva, Lapostolle, Montes, Los Vascos, Santa Cruz, Siegel, Cone Sul, Santa Helena, Viu Manent, Luis Felipe Edward, Montgras e Santa Rita.
Neste vale encontra-se a conhecida Rota do Vinho Colchagua ou Ruta del Vino de Colchagua, que inclui 13 adegas produtoras de vinhos tintos e brancos, reconhecidos internacionalmente por sua excelente qualidade. É o primeiro circuito de turismo do vinho criado no Chile no ano de 1996. Associação Viñas de Colchagua foi ponto inicial para que esta região vinícola difundisse e promovesse: Denominação de Origem Valle de Colchagua.


Fundada em 1976, Vina Luis Felipe Edwards é inegavelmente uma das vinícolas mais progressistas do Chile. Investindo sempre em terras, tecnologia e pessoas, exporta para mais de 40 países. Luis Felipe Edwards continua sendo uma operação de gestão familiar, permitindo maior controle para garantir que o nome da marca LFE como sinônimo de qualidade e os valores familiares tradicional.
Vinho degustado: LFE 900 Single Vineyard 2012

Fundada em 1994, atualmente detém a 100% pelo grupo Marnier Lapostolle. A família, fundadores e proprietários originalmente vinicultores do Vale do Loire, com objetivo simples como é ambicioso: criar vinhos de classe mundial usando perícia francesa e a excelente terroir do Chile. Maior revelação descobrir que um bom número de vinhas muito velhas ainda estavam crescendo nas vinhas. Estes cortes originais foram trazidos da França no século passado e chegou ao Chile antes da filoxera. Lapostolle é distribuída em mais de 70 países.
Vinho degustado: Clos Apalta 2006
Vinhedos na localidade de Palmilla, Colchagua, VI Região do Chile, representam o testemunho concreto do desenvolvimento e do desejo de fazer coisas certas que sempre caracterizaram os irmãos Gras, Hernán e Eduardo, junto com parceiro Cristián Hartwig. MontGras. Tecnologia state-of-the-art em todos os seus processos estabelecido desde a sua concepção a adega produzindo os melhores vinhos Premium da Chile.
Vinho degustado: Ninquén 2011
Família Echeñique, de origem basca, plantou vinhas na área de Peralillo da província de Colchagua por volta de 1750 e, no século 19; As primeiras uvas francesas foram plantadas no Vale do Colchagua de Cañeten em 1850, As primeiras exportações de vinhos para a Europa teve lugar em 1877. Desta maneira gradualmente os “Cañetenes” construíram uma boa reputação.
Vinho degustado: Le Dix 2011
Localizado em um dos mais próximos pontos para a costa, no bairro de San Pedro da Região Metropolitana. Ele foi desenvolvido sob os conceitos de eficiência, de alta qualidade e tecnologia de ponta. Cuidado ecológico tem sido a chave no espírito no qual a adega foi concebida. Situado na região Lolol de Colchagua, o alastrando Santa Cruz Winery foi lançado em 2006 pelo empresário local, Carlos Cardoen.
Vinho degustado: Pangea 2007
Num agradável passeio de teleférico sobre as vinhas transporta os visitantes ao topo de uma colina representações de habitação dos grupos indígenas Mapuche, Aymara e Rapa Nui aqui no Chile. As vinhas são charmosas com lhamas e um Moai (Ilha de Páscoa) estátua falso. Pequeno observatório da vinícola possui o mais poderoso telescópio no Chile fora de observatório astronômico do Chile.
Vinho degustado: Tu Pu Ed Ltda 2008
Alberto nasceu em Santiago em 1946, de terceira geração no Chile de uma família alemã. Seu pai, Don Germán, foi um viticultor que passou a maior parte de sua carreira na frente das vinhas de Viña San Pedro como corretor vendendo a produção de pequenos proprietários para as grandes vinícolas chilenas. Ele logo se tornou o corretor chileno mais importante neste campo, posição que ele mantém até hoje.
Vinho degustado: Siegel Unique Selection 2012
A primeira atividade da vinha começou em 1987. Em 1988, mais dois sócios originais juntaram-se, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand, cada uma com as suas, pontos de vista qualificados e, portanto, Viña Montes foi formalmente nascido, inicialmente sob o nome Descubra Wine Ltda., Uma saga que tem feito Chile internacionalmente conhecido em 75 países, proporcionando grande reconhecimento e aclamação.
Vinho degustado:Purple Angel 2007

Um dos principais objetivos do Bisquertt é pelos seus vinhos para refletir com integridade o terroir desde o plantio até o processo de engarrafamento e rotulagem dos seus vinhos, comprometida com a qualidade superior de todos os seus produtos, apoiando a tempo, a denominação "Colchagua" da origem. 100% das uvas que usamos vêm de nossos próprios vinhedos em Las Garzas, Chomedahue, Lihueimo, Rinconada, Casas Viejas, El Rulo e Trinidad.
Vinho degustado: Tralca 2011
Viu Manent é uma vinícola chilena familiar que foi fundada em 1935. A vinícola começou por comercializar vinhos comprados de outros fornecedores e engarrafado sob a sua própria marca. 1966 Miguel Viu Manent realizou seu sonho de produzir seus próprios vinhos, adquirindo as vinhas velhas Hacienda San Carlos de Cunaco e adega no coração da região vinícola de Colchagua Valley. Nos últimos 75 anos, anos desenvolvendo um comércio e contínuo compromisso com a excelência e qualidade dos seus vinhos tornou a vinícola um dos produtores mais ilustres do Chile, exportando seus produtos para os cinco continentes desde o início de 1990.
Vinho degustado: El Incidente 2010- Tercera Edición
A família Lurton uma geração inteira dedicada ao vinho. Sempre tiveram idéias revolucionárias para os padrões conservadores franceses, faz experimentos com uvas pouco tradicionais em regiões novas, defendem o uso do Screwcap, lançam mão de design arrojado misturado à cultura regional para promover seus vinhos. Decidiram então produzir vinhos de qualidade, mas com preços acessíveis, recorrendo a regiões secundárias em ascensão em países como o Chile.
Vinho degustado: Alka 2012 
De Santa Helena foi fundada na década de 1940. Após 60 anos no negócio hoje se encontram entre os dez maiores exportadores de vinho chileno com uma sólida rede de distribuição. A principal adega onde os vinhos Premium são produzidos está em San Fernando, no coração do Vale de Colchagua. Ali são desenvolvidos os vinhos em uma área privilegiada, rodeado por hectares de vinhas mais de 90 anos de idade. 

Todos os vinhos produzidos pela Casa Silva são aprovados por unanimidade dos cinco membros painel de degustação da vinícola composto por Mario Silva Cifuentes (presidente da empresa), e seus dois filhos, Mario Pablo e Gonzalo Silva, juntamente com Mario Geisse (Diretor Técnico e Enológica) e José Ignacio Maturana (Enólogo). Esta forma já tradicional mantém esta vinícola no seu mais alto patamar de qualidade.
Vinho degustado: Microterroir Los Lingues  2008



 

 
 


























Edição de texto / fotos
Leila Bumachar
Pesquisa de dados:
www.ch2a.com.br.com.br  
www.rutadelvino.cl/nuestra-empresa
chile.travel/pt-br/aonde-ir/vale-de-colchagua 
www.winesofchile.org/chilean-wine/wine-regions/colchagua-valle