segunda-feira, 20 de junho de 2016

EXPOVINIS BRASIL 2016


Celebrando os 20 anos de edições aconteceu entre os dias 14 a 16 de junho em São Paulo "A EXPOVINIS Brasil 2016", maior evento de vinhos na América Latina, motivo de celebração, encontro e negócios entre enólogos, enófilos, consumidores, comerciantes e novos apreciadores deste néctar dos deuses " Vinho" . Seja ele tinto, branco, rosés e espumantes
A EXPOVINIS Brasil, é sem duvida o a melhor referencia de feira de vinhos da América latina.

 O Brasil presente com as vinícolas representativas dos terroirs nacionais no espaço Vinhos do Brasil, como apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).  Marcas como Don Guerino, Rio Sol/Vini Brasil, Gran Legado, Zanella, Lucano, Nova Aliança, Batalha, e o destaque da Lídio Carraro,  como  vinho oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 Mesmo em um ano de recessão econômica, o mercado de vinhos apresentou resultados e perspectivas otimistas no Brasil. De acordo com os dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), em janeiro de 2016 o Brasil comercializou mais de 730 mil litros de vinhos finos, 60 mil litros a mais que o mesmo período em 2015. O acumulado no ano passado foi de quase 20 milhões de litros, 500 mil a mais que em 2014.
No que diz respeito aos vinhos nacionais, os números também são positivos. É o que apontam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), entidade que representa os produtores de uva, suco, vinhos e espumantes do Brasil. Em 2015, de janeiro a novembro, o crescimento em relação ao ano anterior foi de 4,1% para vinhos finos e 16,5% para espumantes, categoria que detém cerca de 80% de participação no mercado interno. Entre eles, o destaque fica para os moscatéis, que puxaram os números para cima, com 22,64% de aumento. (Dados cedidos pela CH2A Assessoria de Imprensa oficial da ExpoVinis Brasil 2016).


 Uma das notícias mais aguardadas do evento são os vencedores do TOP TEN ExpoVinis Brasil 2016, que indica os melhores rótulos da feira em dez categorias: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros  Fortificados e Doces.
 Os Vencedores TOP TEN 2016:
Espumante Brasileiro: Gran Legado Brut Champenoise 
Espumante Importado: Hunters Miru Reserve
Branco Brasileiro: Don Guerino Sinais Sauvignon Blanc 
Branco Importado: Gomila Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc 
Rosado: Domaine D’Estienne Coteaux Varois en Provence 2015 
Tinto Brasileiro: Lidio Carraro Agnus Tannat
Tinto Novo Mundo: Survalles Ballena Azul Family Reserve
Tinto Velho Mundo – Península Ibérica: Bodegas Pinord Clos del Mas 
Tinto Velho Mundo: Castelvecchio Il Brecciolino 
Fortificados e Doces: Quinta do Sagrado Vintage 2011


 Destaque este ano oFórum Expovinis, com uma programação voltada para difusão de conteúdo de qualidade sobre o setor foi realizada pela primeira vez na feira com a curadoria do consultor da feira, Jorge Lucki, e da equipe da revista Prazeres da Mesa.  
Discussões sobre os temas:  A Comunicação no Ponto de Venda’, ‘Como driblar a crise com a venda de vinhos’, ‘Ganhe dinheiro montando a adega perfeita’, ‘A importância do e-commerce para as importadoras’ e ‘Usando mídias sociais para vender’. Foram comandados por diverso especialistas com o Carlos Cabral (consultor do grupo Pão de Açúcar), Diego Arrebola (bicampeão do Concurso Brasileiro de Sommeliers), Edney Souza (um dos nomes pioneiros da web brasileira), Manoel Beato (sommelier-chefe do grupo Fasano) e Tiago Locatelli (premiado sommelier do grupo Varanda


Novidade na feira neste ano foi o LOUNGE WINE THINKING, espaço destinado para discussões sobre o setor. São quatro grandes nomes do segmento envolvidos: Eno Cultura, Wine Thinking Brand Communication, Decanter Magazine e Corte de Master Sommelier. Parceria com o Instituto Federal de São Roque que ministrou Workshop e laboratórios nos mais variados temas.


ExpoVinis Brasil 2016 | 20º Salão Internacional do Vinho
14 a 16 de junho
O dia 14 exclusivo para profissionais do setor.
Aberto ao consumidor final nos dias 15 e 16 de junho a partir das 17 horas.
Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo - Vila Guilherme - São Paulo/SP


Edição de Texto: Leila Bumachar
Informações de dados, release e fotos cedidos pela Assessoria de imprensa CH2A Comunicação , http://www.ch2a.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário