quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Olé Sangria, Olé Verão!


Sangria originalmente chamada de Sangaree, nomenclatura do século 19 na Espanha. 
A palavra espanhola "sangre", que significa "sangue" em razão da sua cor vermelha escura, nesta época remota a receita clássica elaborada de vinho tinto, água, açúcar e suco de limão.
Outras hipóteses sugerem uma derivação do sangue-cinza das Antilhas ou em Inglês "sangaree" que derivados "sangria", sempre em referência à cor de sangue da bebida.


Bebida de origens controvérsia, com algumas fontes históricas cujos relatos de que a sangria não seria originaria da Espanha, mas sim da América do Sul ou da América Caribenha.
Assim podemos constatar que sua origem não é exatamente conhecida, porem a sangria continua a ser uma parte fundamental da cultura espanhola.
É no século XIX que encontramos as primeiras notas com referência a sangria,  todas em relação às Américas.


A sangria é consumida pelo menos desde a primeira década do século XIX, no Equador.  Com a grande imigração espanhola entre 1860 e 1960 na Argentina e Paraguai, passa a ser bastante consumida em razão dos verões temperados do Hemisfério Sul.
“Diccionario del castellano” del padre Esteban Torres, escrito en 1788, : “Bebida inventada por los ingleses que se toma mucho en las colonias inglesas y francesas de América”.
Mencionado na Enciclopédia Dicionário de Ciências, Artes e Ofícios de Diderot, publicado em 1765: Sang-GREY é que a chamada francesa na América, uma bebida que o Inglês inventou, e que está muito na moda para Françoise Antilhas. Esta bebida é feita com vinho da Madeira, açúcar, suco de limão, um pouco de canela, noz-moscada e torrado côdea de pão; passamos o licor através de um pano fino, e é um dos mais agradáveis de beber (DJ). 


Em 200 AC. BC, os romanos ampliaram sua conquista no território da Espanha. Com esta conquista e estabelecidos na área, verificam que o clima de sol escaldante da região servia muito bem para o cultivo da casta vermelha, inicia-se assim o plantio de vinhas em abundancia em consequência começa um importante comércio de vinho.
Na Idade Média, a água é considerada perigosa para consumo sendo adequada para banhos, cavalos e uso domestico. A exposição a doenças era abundante originaria da água, deste modo a maioria das famílias elabora o seu próprio vinho pela fermentação de frutas locais tornando um líquido fortificado, onde as bactérias não podem crescer. E para não persistir o sabor do "vinho de mesa ruim", muitos vão adicionar temperos, especiarias. Surge então a primeira receita de Sangria através dos tempos.


Nos Estados Unidos, Sangria foi experimentada pela primeira vez na Feira Mundial de 1964 em Nova York. A área Mundial espanhola serviu este vinho frutado aos seus visitantes
O regulamento em vigor desde 1991 reconheceu que a sangria é uma bebida relacionada com a Espanha e Portugal, esta inovação dá proteção legal aos agricultores e reconhece a singularidade da espanhola Sangria.
Hoje, a sangria típica continua a ser a bebida alcoólica de Espanha e Portugal, além da União Europeia reconheceu 14 de janeiro de 2014 que a sangria poderia ser de Espanhol ou Português dando o nome de denominação de origem protegida sangria produzida exclusivamente nestes dois países.


Sangria é um símbolo de hospitalidade e simpatia, geralmente servida como aperitivo, mas também pode acompanhar longas conversas com amigos em volta de uma mesa. Este aperitivo preparado com vinho tinto, açúcar, frutas e especiarias, e por vez adicionada a água com gás ou limonada, nos dias atuais se utiliza a do mercado já pronta.


Na preparação da sangria, a maceração é um passo importante. Manter a sangria em local fresco durante processo de maceração. Sangria preparada em minutos tendem a ter um aroma predominante de vinho, ocultando os aromas e sabores das frutas. Os frutos base são laranjas e limões, mas todos os tipos de variações são possíveis se quiser utilizar as frutas da estação vigente.  As especiarias são geralmente a canela e baunilha. Vinho licoroso é geralmente adicionado, o conhaque, o Cointreau, ou rum branco.
É importante beber dentro de 2 horas, para evitar alterações das características do vinho e a da fruta na fermentação pela ação de açúcar e álcool.



Cada bar, restaurante, ou em casa, cria-se atualmente sua própria receita de sangria. Sempre com um vinho tinto, branco ou um espumante, conhaque, frutas frescas, algumas especiarias e gelo. Sangria uma bebida particularmente individualista, tem de ter o toque pessoal, aquele que elaboramos porque apreciamos e vamos sentir prazer na apreciação alheia. Alquimia, diversão e prazer nas noites quentes de verão.

 Sangria clássica
Ingredientes
2 garrafas de vinho tinto Rioja (750 ml)
3 oz Curaçao
brandy 2 oz
Suco de uma laranja
Suco de um limão
Xarope de cana 4 oz
1 litro club soda
6 fatias finas de laranja
6 fatias finas de limão

Branca Sangria ou Sangria Blanca.
750 ml (1 garrafa) Vinho Branco
1 ½ xícaras de rum branco
1 ½ xícaras de suco de laranja
½ xícara de açúcar branco
1 limão, limão e laranja
Opcional: Seleção de frutas a gosto.
Encher com qualquer vinho espumante ou limonada.







Edição de texto:
Leila Bumachar
Dados e fotos :
http://www.casatv.ca/a-table/sangria
http://www.drinkavenue.com
http://pnmohican.pagesperso-orange.fr
http://www.ibercampus.fr
http://lavraierecette.fr/la-
https://fr.wikipedia.org/wiki/Sangria
https://www.bing.com/images
https://www.google.com.br/search
https://theferventshaker.wordpress.com