segunda-feira, 17 de abril de 2017

CARM Casa Agrícola Roboredo Madeira. Estrela do Douro no Rio de Janeiro

 

Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo... Fernando Pessoa.

Douro é uma região vinícola portuguesa centrada no rio Douro,  na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A região tem a maior classificação de vinhos de Portugal como Denominação de Origem Controlada (DOC). Esta região vinícola declarada Patrimônio da Humanidade em 2001, é o berço dos vinhos elaborados pela CARM Casa Agrícola Roboredo Madeira, uma empresa estritamente familiar, que respeitando a natureza e promovendo a defesa da fauna e flora da região, onde a mais recente tecnologia encontra os moinhos para fermentar as melhores uvas, produzem vinhos que são o resultado da paixão pela terra e o respeito pela natureza.



Desde meados do século XVII, a família Reboredo Madeira produz vinho, azeite e amêndoa em terras do Douro Superior, local onde outrora eram povoadas por Romanos, que já no Séc. II AC faziam vinho em lagar, onde a partir do Séc. VII e os Árabes implementaram as culturas do azeite e da amêndoa.
No Douro Superior ali se encontra a riqueza da CARM, vinhas centenárias e um terreno que poucos anos deu origem a vinhos espetaculares que são premiados nos mais conceituados concursos pelo mundo afora. Vinhos CARM/ Casa Agrícola Roboredo Madeira, dádiva familiar com tradições desde o século XVII Vinhos com uma qualidade surpreendente, segundo a Wine Spectator, a Bíblia das publicações de vinícolas.


O patrimônio da CARM une seis propriedades no Douro superior: Quinta das Marvalhas, Quinta do Côa, Quinta do Bispado, Quinta da Urze, Quinta de Calabria, Quinta das Verdelhas e ainda a Vinha da Pedra Cavada e os olivais dos Barreais, do Murjão e das Arzilas.
Na confluência de três dos principais ícones da história natural de Portugal, o Vale do Côa, o Douro internacional e a região demarcada dos vinhos do Douro e do Porto, encontramos a Vinha do Bispado.  Quinta do Bispado situa-se no sopé do monte Calabre, onde no topo se situava a cidade do mesmo nome, sede de Bispado no reinado Visigótico.


«A nossa família tem estas terras desde sempre, mas era um terreno esquecido. Nunca ninguém ligou nada a isto, tínhamos as quintas para ir à caça e passear. Nunca pensei que íamos apostar no vinho. Vendíamos as uvas à casa Ferreirinha e as azeitonas à cooperativa vinho. Só em 2004 é que começamos a produzir aqui, com a nossa própria adega. E aí, já com o know-how de produzir azeite começa mesmo paixão...» / Filipe Roboredo Madeira/revista dos vinhos pt .

Carm Bispado branco 2015, tinto 2014 reserva tinto 2011. O CM 2013
E a estrela do Douro/ CARM brilha numa noite fresca início de outono, num jantar harmonizado em homenagem a presença de Felipe Roboredo Madeira, que nos trouxeram a memória das margens do Douro para ruas do Leblon (RJ), no restaurante Quadrucci menu elaborado pelo Chef Ronaldo Canha, harmonizados com maestria os vinhos da Quinta do Bispado e Carm.  No gole em cada vinho degustado, o humor dos presentes se alterava de alegres ao maravilhados, nunca um minuto maçante sempre o oposto assim transcorreu toda a noite. Ao final brinde com CARM CM 2013, um belíssimo tinto inédito no Brasil de uma linha já premiadissíma.

Carla Salomão/Azavini,Felipe Madeira/CARM, Ana Luisa /Asa Gourmet e Felipe Madeira





Edição de texto e fotos
Leila Bumachar
Pesquisa; www.carm.pt,www.sapo.pt,www.resvitadevinhos.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário