terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Klein Constantia. Vin de Constance. O lendário vinho doce da Africa do Sul



África do Sul para muitos um país ainda mais conhecido pelos resorts de safári e situação política que marcou décadas o famoso "Aparthaid".
Mas quando falamos do ícone dos vinhos "Klein Cosntantia ", que impõe por décadas sua presença na produção  do vinho doce o Vin de Constance, que hoje tem uma importância mundialmente reconhecida. Revela-se uma doce supresa.
Klein Constantia é o guardião de alguns dos vinhedos mais históricos da África do Sul e talvez do mundo.
Sua localização única com clima  e com os solos de granito decompostos nas suas encostas, suavemente resfriados pela brisa do mar, e com técnicas de vinificação simples que são utilizadas para extrair o melhor de uvas cultivadas, no objetivo de fazer consistentemente excelentes vinhos. Descrito como um dos vinhedos mais bonitos do mundo, Klein Constantia está situado entre as árvores antigas e exuberante vegetação , com vistas soberbas sobre o Vale Constantia e False Bay.

 
O berço da vinificação sul-africana é o verdejante vale de Constantia, onde primeiro governador holandês, Simon van der Stel, como administrador da cidade do Cabo  garantiu uma concessão de terras da atual Companhia Holandesa das Índias Orientais. Neste período plantou cerca de 100 mil vinhas. Esta produção de vinhos  iniciou-se em 1685.


Nos séculos XVIII e XIX, o vale de Constantia era conhecido mundialmente por seus vinhos de sobremesa lendários, que foram degustados e apreciados pela aristocracia e realeza, de Bismarck a Frederick o Grande, rei da Prússia, o rei Louis Philippe da França. Imperador Napoleão que mandava buscar para degustar na ilha de Santa Helena , para aliviar a solidão de seu exílio. Estes deliciosos vinhos de sobremesa também foram citados em poemas e contos por Charles Dickens, Jane Austen e Baudelaire entre outros.
Em Sense and Sensibility, o personagem de Jane Austen, a Sra. Jennings recomenda um pouco de Constantia por "seus poderes de cura em um coração decepcionado".

Apreciado pelos líderes e aristocracia em toda a Europa do século XVIII, o Vin de Constance é eenvelhecido em barril de carvalho, as garrafas atualmente são réplicas das vendida no século 19.

É um vinho de sobremesa elaborado a partir de castas Muscat Blanc à Petits Grãos, Muscat de Frontignan, uvas que são cultivadas no distrito de Constantia, ao sul da Cidade do Cabo
O Constantia Wyn original foi feito por Van der Stel em Constantia nos 1600s. Na década de 1720, foi feita por Johannes Colijn na adega de Hoop op Constantia, também com grande aclamação. O edifício da adega ainda está hoje preservado, mas não em operação, é usado como um armazém. 
Klein Constantia Estate recuperou a atenção do mundo para a tradição de produzir vinhos doces no vale com o lançamento do aclamado Vin de Constance 1986. O vintage 2007 foi premiado com 97 pontos por Neal Martin de Robert Parker's Wine Advocate, tornando-se o melhor classificado sul-africano vinho doce na história.

Situado em Bordeaux, La Cité du Vin que celebra a cultura ao vinho, homenageia Vin de Constance que está presente neste museu ! 

Atualmente Klein Constantia é de propriedade da Duggie Jooste, cuja família está envolvida na indústria vitivinícola da África do Sul há quatro gerações. Duggie comprou a fazenda em uma condição degradada em 1980 e imediatamente iniciou um programa de restauração e replantação nas castas: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Rhine Riesling e Muscat de Frontignan, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, Semillon experimental, Shiraz e Pinot Noir.
A filosofia de Klein Constantia baseia-se na qualidade em vez da quantidade, isto é o reflexo de ganhar  regularmente prêmios de vinhos sul-africanos e internacionais.
Uma boa harmonização deste vinho e com doce de damasco, pera ou com queijos fortes como gorgonzola e roquefort.
Grand Cru importa exclusivamente para Brasil este ícone dos vinhos doces. Incomparável






Edição de texto LeilaBumachar
Fontes de pesquisa e fotos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Constantia
http://www.kleinconstantia.com/our-news/vin-de-constance-in-la-cite-du-vin/
http://www.wosa.co.za
http://www.kleinconstantia.com