quarta-feira, 10 de setembro de 2014

"Don Sandeman”. Trajetória do Vinho do Porto!

The House of Sandeman está situado em frente ao centro histórico do Porto. 
Uma belíssima construção datada de 1797, com uma espetacular vista para o rio Douro.
Uma das primeiras regiões vinícolas do mundo a ser demarcada em 1756, o Douro é única. As montanhas e vales, o rio Douro e do trabalho do homem, tudo isso combinado para moldar a região. Douro está classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A história inicia com um jovem escocês George Sandeman. Em 1790, um jovem escocês ambicioso de Perth, fundou um negócio de vinhos em Londres. Com um empréstimo de £ 300 compra sua primeira adega e inicia a sua atividade no Porto e Sherry partir de Tom Coffee House. Em 1795, ele havia estabelecido uma agência em Cádiz, na Espanha e em 1811 ele comprou uma adega de envelhecimento em VN Gaia em Portugal.
No começo de 1800 vinhos Sandeman foram enviados a países da Europa, do Norte e América do Sul, África, Ásia e mesmo tão longe como a Nova Zelândia.
Sandeman foi a primeira empresa a marca de um barril.
Em 1790 distribuiu o que é reconhecido como o primeiro e verdadeiro Porto Vintage - Sandeman 1790. Em 1805, Sandeman arrendou 0 nº 20 de St. Swithin´s Lane, próximo do Banco de Inglaterra, na City de Londres, e foi ali que se manteve a sede da companhia até 1969.Em 1805, Sandeman começou o fogo marcando sua marca registrada GSC “George Sandeman & Co”.
Em 1880 se tornou o primeiro Porto Casa para exportar vinhos engarrafados e rotulados. A marca Sandeman foi registrada como marca em 1877 /Primeira Trademark Act inscrições e é um dos mais antigos do mundo. 
O primeiro agente foi nomeado em 1903 e em 1914 A marca tinha uma rede de agentes nomeados vendem vinhos Sandeman em todo o mundo.
O Centro de Visitas Sandeman situa-se na zona histórica, junto ao rio em Vila Nova de Gaia, no edifício sede da Companhia - uma emblemática construção de 1811.
Em 1905 começou a comercialização de imprensa, seguido por campanhas publicitarias mais fortes. Uma enorme propaganda no "Irish Times" foi acompanhada pelo anúncio de um comerciante de seis vinhos Sandeman.
Ao mesmo tempo publicidade semelhante começou aparecer na Europa Continental, os Estados Unidos e que era então na época conhecido como As Nações do Império Britânico.
Em 1928, George Massiot Brown criou o Don. Vestido como as Cabelleros espanhol de Jerez, na capa de um estudante de Português e chapéu de abas largas, o Don corta uma figura sombria, dramática, com seu copo de cor rubi Porto. 
Esta imagem poderosa tem sido uma parte integrante de ambos os rótulos de garrafas e publicidade desde o início da década de 1930. Também na década de 1930 Sandeman engarrafou o seu primeiro vintage.
Aberto diariamente aos visitantes, o Centro de Visitas Caves Sandeman permite várias opções. O "Don Sandeman" guia os visitantes numa descoberta do vinho do Porto.
Assim, guias envergando capa e sombrero tal qual o emblemático ícone da Companhia, levam os visitantes através das caves onde, ainda hoje o vinho do Porto envelhece lentamente em pipas e tonéis de madeira.
Por mais de 200 anos Sandeman proferiu conhecimentos de geração em geração para manter a excelência de seus vinhos, apreciados em todo o mundo por sua qualidade e sabor, mistério e sedução.
O Vinho do Porto é sempre uma mistura e não feito de uma única variedade de uva.  
A Fermentação uma reação natural que transforma o açúcar das uvas em álcool, é interrompida antes de seu fim natural com a adição de uma aguardente vínica neutra, resultando em um vinho rico, encorpado, com alto teor de açúcar residual e um álcool de 20% vol.

O microclima permite que os vinhos que envelhecem e desenvolver os seus melhores sabores e aromas.Na chegada os vinhos são armazenados em madeira de carvalho em grandes tonéis ou barris pequenos de acordo com as suas características e potencialidades, e é isso que vai determinar seu estilo. Ao longo destes anos, os vinhos são monitorados pela equipa de enologia que avalia seu envelhecimento de no mínimo de três anos e também criar as misturas que serão posteriormente reproduzidas em grande escala e depois engarrafada.

Quinta do Seixo
Localizada na margem Sul do Douro, a Quinta do Seixo foi comprada pela Sogrape em 1987 e requalificada para enoturismo.
Possui 108 hectares dedicados à produção de Vinhos do Porto e vinhos de mesa de alta qualidade.
A Sogrape Vinhos foi fundada em 1942 por Fernando van Zeller Guedes, com a ambição de dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses e uma visão de longo prazo na qualidade dos vinhos a comercializar, na importância da novidade das marcas e na apresentação dos seus vinhos.Liderada hoje pela terceira geração da família fundadora, a Sogrape Vinhos cumpre, cada vez mais fielmente o objetivo assumido desde sua fundação: Ser uma empresa vocação internacional focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas de nível global. 

SANDEMAN

Largo Miguel Bombarda, 3
4400-222 Vila Nova de Gaia




Edição do Texto e fotos 
Leila Bumachar
Fonte de Dados e Fotos.
http://www.sandeman.com
sandeman.visitors@sandeman.eu
http://www.sograpevinhos.com/visitas/cave/3