terça-feira, 19 de maio de 2020

CURIOSIDADES SOBRE O VINHO



curiosidades sobre o vinho

1.       O vinho é produzido em praticamente todos os países do mundo.
2.      Devido ao equilíbrio químico natural, as uvas fermentam sem a adição de açúcares, ácidos, enzimas, água ou outros nutrientes.
3.      No Vietnã, se você souber e peça ao seu garçom um copo de vinho de cobra. Eles servirão vinho de arroz coberto de sangue de cobra que é morto no local.
4.      O intenso medo ou ódio ao vinho é chamado de "enofobia".
5.      A garrafa de vinho verde-escura foi uma invenção inglesa, obra de Sir Kenelm Digby (1603-1665). Anteriormente, o vinho era guardado em sacos de pele de cabra.
6.      As "degustações" de vinho são nomeadas de maneira imprecisa - os melhores sommeliers concordam que o cheiro é de longe o sentido mais importante quando se trata de beber vinho.
7.      O costume de esbarrar em copos com uma saudação de “aplausos” vinha da antiga Roma.
8.     No Egito antigo, a capacidade de armazenar vinho até a maturidade era considerada alquimia e era privilégio apenas dos faraós.
9.      Bolhas no vinho foram observadas desde a Grécia antiga e foram atribuídas às fases da lua ou a espíritos malignos.
10.  A produção de vinho é um tema significativo em uma das obras literárias mais antigas conhecidas, a Epopéia de Gilgamesh. A divindade encarregada do vinho era a deusa Siduri.
11.   A idade média de um carvalho francês colhido para uso na criação de barris de vinho é de 170 anos.
12.  Uma pesquisa da Austrália afirmou uma vez que mulheres que bebem 2 xícaras de vinho por dia tendem a gostar mais de sexo do que mulheres que não bebem nada.
13.  A principal colheita de frutas no vale de Napa durante os anos 40 foi a ameixa seca - não a uva.
14.  Existem 10.000 variedades de uvas para vinho em todo o mundo.
15.  O historiador romano Plínio, o Velho, classificou 121 aC como um vintage "da mais alta excelência". Esta foi a primeira referência conhecida a uma safra específica de vinho.



16.  400 espécies diferentes de carvalho estão disponíveis para obter madeira para barris de vinho.
17.   A assinatura da Declaração de Independência foi brindada com taças da Madeira.
18.  O Presidente Lincoln possuía uma licença real de bebidas em seus dias em Salem, Illinois. Por um modesto dólar de US $ 7, em 1833, ele e seu parceiro, William F. Berry, obtiveram uma licença de taberna que lhes permitia vender um “meio litro de vinho ou conhaque francês por US $ 0,25.
19.  Degustação de vinhos é o exame sensorial e avaliação de vinhos.
20. Algumas mudas de videira do Novo Mundo trazidas para a Europa espalharam um minúsculo inseto chamado Phylloxera vastatrix, que se alimenta das raízes das videiras. A única maneira de salvar todas as vinhas européias era levar vinhas européias que foram enxertadas em porta-enxertos americanos para combater a filoxera.
21.  Uma "provocação de cortiça" é alguém que fala constantemente sobre o vinho que ele ou ela abre, mas nunca abre.
22. Embora o vinho ofereça certos benefícios médicos, ele pode aumentar levemente o risco de contrair certos tipos de câncer do trato digestivo, principalmente o esôfago.
23. Os vinhos europeus têm o nome de suas localizações geográficas, enquanto os vinhos não europeus têm o nome de diferentes variedades de uvas.
24. Além de igrejas e mosteiros, outras duas grandes instituições medievais obtiveram grande parte de sua renda com o vinho: hospitais e universidades. O mais famoso hospital medieval dotado de vinho é o belo Hôtel-Dieu em Beaune, na França, agora é um museu.
25. Na Idade Média, os maiores e mais inovadores enólogos da época eram ordens monásticas. Os cistercienses e beneditinos eram vinicultores particularmente aptos, e dizem que provaram a terra para descobrir como o solo mudava de um lugar para outro.
26. Os alemães inventaram o Eiswein, ou vinho feito de uvas congeladas.
27.  Como as uvas no Hemisfério Sul são colhidas durante o que é Primavera no Hemisfério Norte, um vinho australiano de 2010 pode ser seis meses mais antigo que um 2010.
28. Quando o vinho entra em contato com o ar, estraga-se rapidamente.
29. Relaxar reduz a doçura do vinho. Se um vinho tinto ficar muito quente, pode perder um pouco do sabor frutado.
30. O vinho é feito com uvas, mas NÃO é feito com as uvas de mesa típicas que você encontraria no supermercado.


31.  Os romanos antigos acreditavam que o tempero era mais importante que o sabor principal do vinho. Eles costumavam adicionar molho de peixe fermentado, alho, chumbo e absinto.
32. Os romanos descobriram que queimar velas de enxofre dentro de vasos vazios de vinho os mantinha frescos e livres de um cheiro de vinagre.
33. A palavra "sommelier" é uma antiga palavra francesa que significa mordomo ou um oficial encarregado de provisões, derivado do antigo provençal saumalier, ou motorista de animais de carga.
34. O ritual de “Cheers” começou na Idade Média, quando o envenenamento era a maneira favorita de se livrar de um inimigo. Para ter certeza de que o copo estava livre de veneno, os bebedores primeiro despejavam um pouco de vinho no copo um do outro, então, se havia veneno em um, agora estava em ambos.
35. Uma colheita de vinhos recém-plantados leva cerca de quatro a cinco anos para crescer antes de poder ser colhida.
36. Uma “bunda” é uma medida medieval para o volume líquido de vinho.
37.  A proibição teve um impacto devastador na indústria vinícola dos EUA e levou anos para se recuperar. Algumas vinícolas sobreviveram produzindo vinho sacramental para fins religiosos, o que era permitido pela lei.
38. A China se tornou o principal mercado de vinho tinto - não apenas pelo seu sabor. É uma cor preferida pelo governo e também é considerada sortuda.
39. Organismos unicelulares chamados leveduras convertem o açúcar nas uvas em álcool e dióxido de carbono e também liberam calor no processo.
40. A maioria dos copos de vinho é modelada especificamente para acentuar essas características definidoras, direcionando o vinho para as principais áreas da língua e nariz, onde eles podem ser desfrutados plenamente.
41.  Todo o vinho é armazenado na mesma temperatura, independentemente da sua cor. Mas vermelhos e brancos são consumidos em temperaturas completamente diferentes.
42. Um copo de vinho consiste em suco de um cacho de uvas.
43. Setenta e cinco uvas compreendem um cacho.
44. Uma videira produz 10 garrafas.
45. Um acre pode conter 400 videiras, resultando em cinco toneladas de uvas.







Edição do texto e fotos : Leila Bumachar
Pesquisa : /siponthisjuice.com/fun-odd-amusing-facts-about-wine