terça-feira, 10 de julho de 2018

VINIBRAEXPO 2018



Nos dias 04 e 05 de agosto, o Rio de Janeiro será palco mais uma vez da ViniBraExpo, o “Grande Festival do Vinho Brasileiro”, na sua segunda edição contará com a participação de mais de 50 vinícolas de todas as regiões do país.
Idealizado por uma dupla de empresários apaixonados pelo vinho, Gustavo Guagliardi Pacheco e Marcelo Ideses, o evento foi concebido com um propósito muito claro: “O vinho brasileiro já é uma realidade há algum tempo, tendo sua qualidade reconhecida no exterior. Precisamos exaltar o belíssimo trabalho de vinícolas de distintas partes do país, que buscam, acima de tudo, a expressão de seus lugares”, explica Gustavo Pacheco.


Oportunidade de enófilos, enólogos, apreciadores de vinho “wine lovers”, de provar e conhecer mais de umas centenas de rótulos. Descobertas serão feitas ao longo da feira para ficarem em nossa memória.
Presença das regiões mais tradicionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e de novos polos de produção que vem conquistando o mercado brasileiro: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Bahia.



A ViniBraExpo 2018 realizará, ainda, o 2º Prêmio Brasil Sommelier, onde será escolhido, através de uma competição, o Melhor Sommelier para Vinhos Brasileiros em uma finalíssima com prática, serviço e identificação de vinhos aberta ao público. Para completar, haverá a escolha da Vinícola do Ano, Vinícola Revelação do Ano, Restaurante com a Melhor Carta de Vinhos Brasileiros, do Melhor Estabelecimento de Vinhos Brasileiros e da Personalidade do Ano de 2018 para o Vinho Brasileiro. 


Paralelamente, ao visitante caberá a nobre "missão" de escolher, dentre todos os vinhos degustados, os seus favoritos. Na saída da Área de Degustação haverá uma urna onde deverão ser depositados os votos com as preferências de cada visitante. Aquele rótulo que receber mais votos será eleito o “Vinho do Público”.
A ViniBraExpo também conta com a importante chancela da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e apoio do SEBRAE.  Parte da arrecadação será revertida para o Instituto Pró Criança Cardíaca.

Masterclasses
Sábado, 04/08
12h00: Top-Espumantes do Brasil
14h00: Brancos Fora da Curva
16h00: Grandes Vinhos de Dupla-Poda
18h00: Máxima Expressão das Castas
20h00: Super Merlots Safra 2012 D.O. Vale dos Vinhedos
 Domingo, 05/08
12h00: Os Melhores Chardonnays do Brasil
14h00: Painel: Vinhos Naturais
16: h00: Um Novo Brasil
18h00: Castas e Vinhos Raros
20h00: 2005: Uma Safra Histórica

ViniBraExpo 2018

Datas: 04 (sábado) e 05 (domingo) de agosto 2018.
Jardins do Office, Shopping Città, Avenida das Américas, 700 – Barra da Tijuca.
http://vinibraexpo.com


Edição do texto : Leila Bumachar
Fotos: Abre Aspas-divulgação