sábado, 20 de janeiro de 2018

Vinhos do Peru / Historia e curiosidades.



A vinificação no Peru se inicia na colonização espanhola deste país no século XVI.
Os colonizadores espanhóis começam a plantar suas primeiras vinhas em meados de 1500, marco da história do Peru como produtor de vinho.
Após a conquista do Império Inca anos sob o comando de Francisco Pizarro, começam a surgir os primeiros vinhedos introduzidos pelo espanhol Francesco de Carabantes e Bartolomé de Terrazas. Os registros históricos observam que a primeira vinificação na América do Sul ocorreu na fazenda Marcahuasi do Cuzco, do império Inca mais conhecido por Machu Picchu, onde foram plantadas as videiras na década de 1540.

Marquês Francisco de Caravantes foi responsável pela importação das primeiras videiras, ícone na América do Sul na sistematização da vinicultura desde primeiros tempos, nota-se que 1560 já existiam cerca de 40.000 hectares de área de cultivo. Porém pela localização geográfica e o fato das colinas serem de alta altitude, logo se tornaram um local de difícil acesso para o cultivo pelos espanhóis, um povo acostumado habitarem perto do mar.
As vinhas foram movidas para baixo em direção à costa na região do Ica, que atualmente é a capital de vinho do país. Porem as maiores vinhas foram mesmo plantadas nos séculos XVI e XVII no Vale Ica do centro-sul do Peru.

Muitos fatores, como pragas e terremotos em cidades como a Villa sede Pisco e Ica, foram atingidas, destruindo os recipientes de barro que eram utilizados para o armazenamento e suas caves, Isto foi marco para o fim do boom peruano, que foi reacendido nos anos 70.

Um fator marcante foi a onda de ciúmes da coroa espanhola, que proibiu produção de vinho em favor da importação de seu próprio vinho da Espanha, para burlar esta crise muitos produtores negociaram um acordo com a coroa utilizando sua plantação das videiras para criar uma aguardente local. Assim nasce o conhaque nacional, Pisco um produto feita de uvas que passou a representar 90% das bebidas de uva preparadas no Peru em 1764.



A partir dos anos 70, com a utilização de vinhas importadas, as atividades entram novamente em crescimento e são introduzidas as castas: Albillo, Alicante Bouschet, Barbera, Cabernet Sauvignon, Grenache, Malbec, Moscatel, Sauvignon Blanc, Torontel.

A província de Ica é um lugar ideal para cultivar variedades de vinho, as melhores vinícolas do Peru estão localizadas nesta região, muitas das vinícolas peruanas seguem muitas das velhas tradições de vinificação, incluindo uma tradição milenar e artesanal de pisa a pé. O método consiste em prensar as uvas com os pés para extrair o mosto (suco), que posteriormente irá fermentar e se transformar em vinho.

Foto Campanário de La Viña Tacama construído em 1822.
Existem cinco regiões vitivinícolas diferentes no Peru: a Costa Norte, a Costa Central, a Costa Sul, a Serra Andina e a Selva.
As áreas vinícolas mais importantes estão na costa central e ao  sul onde são produzidos os vinhos mais conhecidos, como Tacama, Vista Alegre e Ocucaje.


O Peru tem a mesma altitude e influência do oceano como o Chile.Apesar do clima não tão favorável mas bem parecido como o do Chile, em algumas regiões tem invernos tão quentes que os vinhedos produzem duas safras de ao ano.
O Peru não tem praticamente nenhuma geada e em muitas partes é deserto e seco, como no norte do Chile
A maior parte das uvas, predominantemente o Moscatel, serve à produção de vinho Pisco, de alto teor alcoólico.

O vinho peruano é de fato uma indústria em crescimento cerca de cinco a dez por cento ao ano. Muito desta recuperação deve-se ao fato de um grande investimento do governo na indústria do Pisco, com esta iniciativa em colocar produto/PISCO, como representante do espírito nacional em todo mundo, deu aos seus produtores em bom fôlego para que o lucro obtido retornasse aos seus investimentos na produção de vinho.

Peru, juntamente com o México, foi um dos primeiros países latino-americanos a produzir vinhos com as uvas introduzidas pelos conquistadores espanhóis.
A vinícola mais conhecida pertence à família Olaechea, de Viña Tacama em Ica, local aonde são produzidos excelentes vinhos de Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc, assim como espumantes. Recentemente em 2015, Tacama tem se dedicado também ao enoturismo e a difusão do vinho, pisco y espumosos. Ao longo dos anos Tacama sido honrados com prestígios prêmios internacionais, inestimáveis ​​com reconhecida qualidade, fruto do conhecimento, a experiência e a tecnologia.
Principais Regiões produtoras: Ica, Tacama, Ocucaje.
Principais variedades cultivadas:
Tintas: Tannat, Petit Verdot, Malbec, Cabernet Sauvignon.
Brancas: Sauvignon Blanc, Sémillon, Albillo









Peru é um país atual e moderno, onde podemos desfrutar da mais premiada gastronomia na América do Sul harmonizando com seus vinhos que tem uma ligação direta com historia de sua civilização.











Edição do texto e fotos : Leila Bumachar 
Pesquisa : https://en.wikipedia.org/wiki/Peruvian_wine
www.winemag.com/region/peru/