A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa , realizou para convidados no O Hotel Windsor Atlântica em Copacabana, uma exclusiva degustação de Vinhos de Lisboa.
Na intenção de apresentar os melhores vinhos desta região, contou com a presença dos produtores
Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos C.R.L. - Vale Quente
Paço das Côrtes – Produção e Comércio de Vinhos LDA.- Leiria
Antônio Paneiro Pinto (Chão do Prado) - Bucelas
Sociedade Agrícola Quinta do Conde.- Aldeia Galega da Marceana ALQ
Companhia Agrícola do Sanguinhal, LDA - Bombarral
Sociedade Agrícola do Carneiro, SA.- Lisboa
Vidigal Wines SA.- Quinta da Batarra - Cortes LRA
A Região de Lisboa ocupa um lugar importante no panorama do vinho Português, devido à extensão das suas vinhas, mas sobretudo devido à qualidade dos seus vinhos e aguardentes.
Em Portugal, o cultivo de uvas remonta a antes da ocupação romana: (200BC). Foi desenvolvida na Idade Média por várias congregações religiosas que se estabeleceram no país, e adquiriu um lugar cada vez mais importante na economia e cultura da região.
Carcavelos , Colares e Bucelas foram as denominações primeiro a ser criado na Região de Lisboa. Todos os três estão localizados na periferia da cidade de Lisboa e produzem vinhos com características completamente diferentes, embora cada um tenha sua própria identidade e qualidade notável.
Mais a norte encontramos grandes extensões de vinhedos plantados nas encostas e morros que caraterizam a área onde eles estão. Os vinhos desta região têm a denominação controlada de Alenquer , Arruda e Torres Vedras , e que tenham obtido o devido reconhecimento.
Perto do mar, encontramos a região demarcada da Lourinhã , que produz o vinho adequado para as aguardentes de alta qualidade.
A região de produção de vinho de Óbidos , conhecido por seu distintivo vinhos tintos e brancos e, recentemente, pelos seus vinhos espumantes, encontra-se um pouco mais ao norte.
O limite norte da região de Lisboa é executado a partir das colinas da Serra d'Aire para o mar. Esta vasta região vinícola, embora dividida em pequenas parcelas de terra, produz vinhos com a denominação de origem de Aire Encostas d ' .
Além dos vinhos DOC mencionado acima, a região produz um volume considerável de vinho certificadas, sob a denominação " Vinho Regional de Lisboa ", incluindo um vinho leve, (Vinho Leve), que destaca-se por conta de suas características específicas.
Os diferentes "terrois", a formação da terra, solos, clima, variedades de uva e vontade do homem conta para a variedade de vinhos produzidos na Região de Lisboa grande e esticada. Assim, pode-se sempre encontrar o vinho certo para ir com qualquer ocasião.
CVR LISBOA- http://www.vinhosdelisboa.com
Katia Avilez, Heloisa Aquino, Leila Bumachar, Maria Helena Messender, Requina Quintela