sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

TOP TEN 2020 - WINE SPECTATOR

 


Todos os anos desde 1988 a Wine Spectator reúne seus editores que pesquisam os vinhos avaliados nos últimos 12 meses e selecionam 100 melhores, com base na qualidade, valor. Esta lista anual homenageia vinícolas, regiões e safras de sucesso em todo o mundo e  desta lista classificam  TOP TEN  ano 2020. 

 


N@1 Bodegas Marqués de Murrieta Rioja Castillo Ygay Gran Reserva Especial 2010

Marqués de Murrieta é uma das vinícolas fundadoras em Rioja,  principal região produtora de vinho da Espanha. Fundada na década de 1850, a Marqués de Murrieta foi líder no uso de técnicas francesas para desenvolver maior complexidade e longevidade a partir da Tempranillo, a uva indígena de Rioja. Em 1983, a vinícola mudou de mãos, passando da família fundadora para Vicente Cebrián, dono de uma vinícola da Galiza, no noroeste da Espanha. Em 1996 seu filho assumiu a propriedade. Investiu quase um quarto de século e mais de $ 30 milhões restaurando e melhorando a vinícola e seus vinhos. Graças à sua paixão e talento, Murrieta mais uma vez se destaca na liderança da classe em Rioja. A safra de 2010 é a melhor de Rioja até agora neste século. Castillo Ygay Gran Reserva Especial 2010 é o Vinho do Ano 2020 da Wine Spectator. Região: Rioja, Espanha.


N@2 Aubert Pinot Noir Sonoma Coast UV Vineyard 2018

Mark Aubert é um mestre habilidoso de Pinot Noir de Sonoma County. Sua vinificação é uma mistura de estilos francês e californiano.  Localizado no oeste do condado de Sonoma, perto da cidade de Sebastopol.
O nome do local é uma homenagem ao falecido Ulises Valdez, o talentoso viticultor mexicano-americano. Região: Sonoma, Califórnia.






N@3 San Filippo Brunello di Montalcino Le Lucére 2015

O Florentino Roberto Giannelli comprou a San Filippo em 2003.  Dentro de uma década, a vinícola começou a produzir Brunello excelente. Em um planalto a sudeste da cidade de Montalcino, os 25 acres de vinhedos de San Filippo têm de 1.155 a 1.320 pés de altitude. A parcela Le Lucére tem 6 hectares nobres, voltada para o leste, com solos de xisto e vinhas de 25 ano. Região: Toscana, Itália.






N@4 Mayacamas Cabernet Sauvignon Mount Veeder 2016

Vinícola histórica comprada em 2013 pela  família Schottenstein , que instalou uma nova equipe de vinificação e investiu na adega e nos vinhedos. O enólogo interno Braiden Albrecht e o enólogo consultor Andy Erickson . Região: Napa Valley, Califórnia.







N@5 Domaine de la Vieille Julienne Châteauneuf-du-Pape Les Trois Fontes 2016

Jean-Paul Daumen e filho Antoine comanda desde de 1992 esta vinícola. Localizada nordeste de Châteauneuf-du-Pape, esta propriedade de cultivo biodinâmico totaliza 54 acres contíguos de vinhas. Em 2015 Daumen fez uma mudança filosófica, optando por basear seus cuvées em terroirs específicos, em vez de na idade da videira. Região: Rhône do Sul, França.







N@6 Kistler Chardonnay Russian River Valley Vine Hill Vineyard 2017

O vinhedo circunda a vinícola no Russian River Valley e é plantado com um clone da herança da Califórnia que Kistler refinou. Vinhas de baixo rendimento estão enraizadas em solo muito arenoso. Os frutos que produzem são pequenos em tamanho, seus sabores de frutas concentrados apoiados por uma elevada acidez natural que ajuda a promover o envelhecimento a longo prazo.  Região: Sonoma, Califórnia.








N@7 Massolino Barolo 2016

Vinícola familiar fundada em 1896, é hoje administrada pelos irmãos de quarta geração Franco e Roberto Massolino. Localizada no coração da vila de Serralunga d'Alba, a propriedade de 100 acres é conhecida por seu vinhedo único Barolos de Margheria, Parafada, Parussi e Vigna Rionda.  Região: Piemonte, Itália








N@8 Bodega Piedra Negra Chacayes Los Chacayes 2015

Vinícola Piedra Negra propriedade do vinicultor francês François Lurton. Numa altitude de 3.600 pés acima do nível do mar, a propriedade Chacayes está localizada no sul da região de Mendoza, o coração do Malbec na Argentina. A partir da safra 2015, todas as uvas são cultivadas organicamente. Região: Vale Uco, Argentina.







N@9 Beaux Frères Pinot Noir Ribbon Ridge 2018

A Beaux Frères ajudou a estabelecer o padrão para Pinot Noir moderna no Oregon desde sua fundação no final dos anos 1980. Segunda geração de vinícolas do Vale Willamette. Região: Vale Willamette - Oregon - Estados Unidos da América.








N@10 Bollinger Brut Champagne La Grande Année 2012

Fundada em 1829, a Bollinger é uma das poucas grandes marcas remanescentes de Champagne, totalmente familiar. O mestre de adega Gilles Descôtes foi promovido a enólogo chefe em 2013.Região:   Champagne, França.











Edição do Texto e Fotos : Leila Bumachar 

Fonte dos dados: https://www.winespectator.com