sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Vinho Verde Wine Fest 2018 RJ.



A região vinícola dos Vinhos Verdes é a maior de Portugal, com os seus 34.000 hectares espalhados ao longo de uma zona costeira geograficamente bem situada, rica em recursos hídricos, com temperaturas amenas e chuvas abundantes, que criaram solos homogêneos e principalmente graníticos. solos férteis e com elevada acidez, excelentes para a produção de vinhos brancos. 
Blog Gastro Wine Tour esteve presente no Vinho Verde Wine Fest, festival, promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) de Portugal, que aconteceu sua 2ª edição no Rio de janeiro nos dias 23-24 de novembro, desta vez com o cenário do deck do Village Mall na Barra da Tijuca.


Recém-premiado em competições nacionais e internacionais, o Vinho Verde hoje não é o mesmo de uma década atrás, como resultado do investimento da região
Questões naturais, microclimas, vinhos, castas de videira e formas de cultivá-las levaram à divisão da Região Demarcada do Vinho Verde em nove sub-regiões: Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção e Melgaço, Paiva e Sousa . Terem a
denominação de origem Vinho Verde produzidos nesta região como únicos e valorizados em todo mundo do vinho 



De acordo com os organizadores, o objetivo é ampliar as experiências vínicas junto ao consumidor, reunindo enólogos, produtores e oradores convidados para abordagens descontraídas à versatilidade dos vinhos verdes.




Produtores presentes ao evento: 
AB Valey Wines,
Adega de Monção
Aveleda
Campelo
Casa de Senra Wines
Casa das Hortas
Casal de Ventozela
EUW – Enoport
Grande Porto
Manuel Costa & Filhos
Provam
Quinta d’Amares
Quinta da Lixa
Quinta das Arcas
Quinta de Carapeços
Quinta de Curvos
Quinta de Linhares
Quinta de Lourosa
Quinta de Santa Cristina
Reguengo de Melgaço
S. Caetano
Soalheiro
Vercoope
Viniverde / Adega Ponte da Barca



Masterclass - As castas emergentes dos Vinhos Verdes -Tomás Gonçalves / Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes & Homero Sodré / Fundador da SBAV Rio de Janeiro.

Showcooking - Vinho Verde, sardinha e cebola - Chef Renato Cunha / Restaurante Ferrugem- Portugal

Confrarias e Blogueiras

Edição de Texto e fotos : Leila Bumachar
Dados: http://www.vinhoverdewinefest.com.br