terça-feira, 11 de setembro de 2018

CASA DONOSO WINERY


No último dia 30 de agosto, convite da Wine Out , do Bev Group e do presidente da Confraria Amavinho, o Blog esteve presente num jantar harmonizado no restaurante Barra Grill no Rio de Janeiro, conhecendo a nova linha dos vinhos da CASA DONOSO, com presença e apresentação enólogo da vinícola, Felipe Ortiz.
Nesta noite o destaque da degustação os vinhos D” Casa Donoso, o Super Premium , lançado no mercado este ano, Perla Negra, Premium Casa Donoso 1810 e Casa Donoso Clos Centenaire. Todos eles provêm de cepas cuidadosamente selecionadas e têm traços inconfundíveis de singularidade.

Vinho apresentados na noite de 30/08
História desta vinícola centenária no Chile CASA DONOSO

Fundada por franceses é vendida em 1989 grupo de empresários estrangeiros, cativados pela beleza e as potencialidades do meio ambiente, adquiriu a fazenda “La Oriental”, um histórico “domaine” no coração mesmo do Vale do Maule, 250 quilômetros ao sul de Santiago do Chile, que pertencia à senhora Lucia Donoso Gatica. Uma mulher de especial encanto e empuxe empresarial, ela não só inspirou um dos primeiros vinhos engarrafados, “Doña Lucía”, mas também o próprio conceito da Vinha Casa Donoso, orientado para a produção tradicional de vinhos tintos e brancos, no melhor estilo francês.
Durante muitos anos a Casa Donoso desenvolveu um conjunto de linhas de produção de normas de qualidade muito elevadas.  Incorporando outros terroirs na área de San Javier, um pouco mais ao sul da fazenda original, na mesma região do Maule e atualmente a vinha ocupa uma área de cerca de 710 hectares.


São quatro vinhedos localizados no melhor terroir do Vale do Maule: “Fundo la Oriental”, “Fundo las Casas”, “Fundo San Vicente” e “Pencahue”.
No início de 2011, a vinha registrou uma mudança de propriedade que significou a incorporação de novas energias empresariais para o projeto. Os novos proprietários ratificaram as linhas de crescimento da vinha e seu compromisso com os exigentes níveis de produção das cepas tradicionais Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Esta é a base para conceber a produção de vinhos da linha Reserva, Gran Reserva, Premium, Súper Premium e Icono.

Os vinhos da Vinha Casa Donoso estão presentes nos cinco continentes, incluindo alguns dos mais importantes mercados: Brasil, Estados Unidos, Rússia, China e Europa
Tornar-se a vinha ícone do Vale do Maule, na sua capacidade de produzir vinhos de qualidade reconhecida destacando as potencialidades e os atributos das uvas produzidas pelos terroirs deste vale. Ser uma vinha onde a tradição, o cuidado com o meio ambiente e a tecnologia de ponta combinam-se para responder a altos padrões de qualidade, as diversas necessidades de diferentes clientes, mercados e segmentos, assumindo assim que só de esta forma irá cumprir com as suas políticas e metas operacionais. Esta é a vinícola CASA DONOSO WINERY.







O enólogo Felipe Ortiz, que trabalhou na França, EUA, Austrália e Chile, é o atual winemaker da vinícola, sua expertise trouxe premiações importantes nas participações das feiras no mundo do vinho. O Vale do Maule é a mais tradicional região vinícola Chile, está atraindo a atenção e interesse das especialistas graças às suas vinhas velhas e sendo o berço de Carmenere.




 esquerda para direita Felipe Ortiz , Leila Bumachar, José Paulo Fernandes confraria Amavinho, Fábio Xavier confraria In Vino Veritas na degustação do Barra Grill. 




Texto e fotos:Leila Bumachar
Dados: http://www.casadonoso.cl/pt/casadonoso/historia