segunda-feira, 7 de maio de 2018

Nieto Senetiner degustação Casa Flora RJ.




Não importa como você gire, a vida é sempre um toque mais elegante com o vinho.

Mendoza é considerada a província mais importante da Argentina em termos de produtividade, com 165.000 hectares de vinhedos cultivados, representando cerca de 66% da produção total de vinho do país. Mendoza é vasta, com microclimas e solos variáveis desta forma se obtém vinhos de base para vinhos envelhecidos. Mendoza foi abençoada com condições climáticas e de solo muito adequadas para o envelhecimento da produção de vinho. Graças estas e outras características, mundo do vinho de Mendoza tem um  grande valor competindo com produtos de qualquer região vinícola do mundo.

A história da Bodegas Nieto Senetiner remonta ao ano de 1888, quando os imigrantes italianos fundaram e plantaram as primeiras vinhas em Vistalba, Luján de Cuyo, província de Mendoza. A adega foi desenvolvida por diferentes famílias durante as primeiras décadas do século passado, que souberam transmitir o segredo da elaboração dos grandes vinhos e o amor por sua terra.

Nicanor Nieto e Adriano Senetiner deram à empresa seu nome atual em 1969 quando compraram as instalações e os vinhedos. Eles investiram em equipamentos modernos e atualizados  dando início de uma onda de modernização que trouxe nova vida aos vinhos do país nos últimos 30 anos. Em 1998, passou a fazer parte do Grupo de Negócios da Molinos Río de la Plata.




Fiel à qualidade dos vinhos e à importância do nosso terroir, a Nieto Senetiner possui 3 fazendas, com 400 hectares de vinhas, localizadas na área de Lujan de Cuyo, porém, em diversos vales com características diferentes. Nessas fazendas é produzida uva de alta qualidade, colocada em mais de 15 países. Nieto Senetiner é uma imagem do mundo do vinho argentino. 
Segundo José Galante, enólogo da Salentein, a principal característica desta província é a sua 'diversidade’, “todas as regiões vitivinícolas de Mendoza têm características próprias, sendo a altitude essencial em que as suas vinhas são cultivadas e, de acordo com esta variável, a uva diversa variedades são cultivadas e diferentes vinhos são produzidos.”



O enólogo da Salentein sustenta que os vinhos com grande potencial de envelhecimento provêm de vinhas cultivadas nas áreas superiores das colinas. “A altitude, como modera as temperaturas máximas e dá dias com ampla faixa de temperatura, em um ambiente de relativa baixa umidade com dias ensolarados, nos permite produzir uvas com grande intensidade e concentração fenólica. Estas uvas amadurecem lentamente, com uma longa estadia pendurada nos cachos. Isto leva a vinhos coloridos, com boa estrutura e textura tânica, uma base para dar expoentes com grande potencial de envelhecimento. Além disso, nessas condições, há uma preservação muito boa de ácidos naturais, obtendo produtos com bom equilíbrio de ácidos.”

No último dia 19 de abril, Casa Flora no Rio de Janeiro, provou todas estas teorias realizando uma degustação vertical para convidados da bodega Senetiner, desta vez com a participação de Paulo Nicolay, consultor na elaboração de cartas de vinhos, crítico e colaborador de publicações especializadas em enogastronomia, que analisou  cada vinho  degustado na noite. 
Aromas, paladares e historia se entrelaçaram entre os convidados e suas taças. 
Os Vinhos;
DON NICANOR CHARD VIOG 2013
NIETO SENETINER BLEND COLLECTION C.SAU C.FR P.VER 2015
NIETO SENETINER, DON NICANOR MALBEC 2015
NIETO SENETINER, DON NICANOR BLED 2015
NIETO SENETINER, BONARDA EDIÇÃO LIMITADA 2013
NIETO SENETINER, FINCA LAS TORTUGAS MALBEC 2011 
CADUS SINGLE VINEYARD




Agradecimento a André Lorio da Casa Flora Importadora pelo convite. 


André Lorio e Paulo Nicolay
Rose Castro , Jocelen Sodre, Homero Sodre , Leila Bumachar


Edição de texto e fotos : Leila Bumchar
Fontes: Casa Flora,www.nietosenetiner.com.ar, https://es.wikipedia.org/wiki/Molinos