quinta-feira, 29 de junho de 2017

A Ronda de Vinhos Portugueses no Rio de Janeiro.


Portugal e seus vinhos desembarcaram mais uma vez no Rio de Janeiro entre os meses de maio e junho.Três eventos em formatos diferentes brilharam entre degustações e experiência novas como o networking e o contato direto com diversos produtores presentes.
Vinho é historia engarrafado, eu já ouvi isto por diversas vezes, e concordo plenamente. Desde sua elaboração á plantação, podemos vivenciar esta citação.
Origem, terrois, história do local, vivencia dos produtores, enfim oportunidade de conhecermos e apreciarmos os vinhos portugueses, tanto nas provas fechadas as   Masterclasses,  como nas degustações em dos eventos que por aqui estiveram.
Atualmente segundo a Wine Spectator, vinhos portugueses alcançam nas provas internacionais na maioria mais de 90 pontos em classificação.
No primeiro trimestre de 2017 o valor das exportações de vinhos portugueses para o mercado brasileiro cresceu 84,5% face ao primeiro trimestre de 2016. Um comportamento “espetacular” (dados do jornal O Publico).


Vinho Verde Wine Fest- Maio 26 e 27


Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes /CVRVV, neste ano como ela mesmo colocou decidiu "internacionalizar" o "Vinho Verde Wine Fest", promoveu o Vinho Verde Wine Fest no Rio de Janeiro, na sede do Iate Clube RJ.
O Vinho Verde é produzido exclusivamente na região demarcada dos Vinhos Verdes, e constitui uma denominação de origem controlada, cuja demarcação remonta o início do século XX. A Região dos Vinhos Verdes é o único local no mundo onde se produz este tipo de vinho. O nome caracteriza de forma fiel a paisagem do Minho, a região mais verde de Portugal, a de maior índice pluviométrico, a mais fresca e viçosa do Portugal continental. Vinhos de um estilo inconfundível que retratam com rigor a região de origem. 
O Vinho Verde é controlado e certificado como Denominação de Origem Controlada (DOC) pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
No show Cooking do Wine Fest no RJ damos o destaque para presença do Chef Renato Cunha , restaurante Ferrugem, que faz parte da comissão julgadora do Vinho Verde Wine Fest.
Depoimento cedido por Renato Cunha.“Os Vinhos Verdes são vinhos únicos, oriundos de uma das regiões mais belas, pitorescas e hospitaleiras de Portugal. Atrevo-me a dizer que os nossos Vinhos Verdes são o espelho das nossas gentes, pois são vinhos simples, mas cheios de caráter. Para mim trazer este evento ao Rio de Janeiro, foi uma aposta muito assertiva e inteligente, isto porque há uma grande afinidade entre os dois países irmãos e a tipologia dos nossos Vinhos Verdes é perfeita paras as características da gastronomia brasileira pelo seu exotismo, pela sua frescura e pela sua imensa versatilidade. No entanto, importa referir que ainda há muito a descobrir neste vinho único em todo o mundo. O Vinho Verde não é só o vinho jovem, leve e fresco. Temos na região vinhos muito ecléticos. Os Vinhos Verdes são também extraordinários vinhos de guarda e, acima de tudo, com uma extraordinária versatilidade e apetência gastronômicas ". 


Vinícolas presentes ao evento algumas com seus produtores: Campelo, Quinta de Lourosa, Quinta de Soalheiro, PROVAM, Quinta da Lixa, Quinta de Carapeços, Quinta de Linhares, Viniverde, Quinta das Arcas, Vercoope, Aveleda, Solar Serrade, Adega Monção, Abrigueiros- Casa da Senra, Enoport United Wines, Quinta& Casa das Hortas.

Vinhos da Península de Setúbal no Rio de Janeiro/ Maio 31


Novamente em solo carioca Prova de Vinhos da Península de Setúbal, desta vez no cenário do belo hotel Belmond Copacabana Palace, trouxe além da principais vinícolas da região, lançamento de novos rótulos. Oportunidade de provar os já consagrados vinhos premiadíssimos em concurso dentro e fora do circuito de prova de vinhos de Portugal. A região de Setúbal tem forte tradição vitivinícola sendo pioneira na elaboração de produtos de reconhecida qualidade, como o Moscatel de Setúbal um vinho surpreendente pela sua longevidade, elegância e prestigio em todo universo do vinho.


Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS)
Como principal missão a defesa das DO Setúbal e Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação de regulamentação, fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas com a finalidade de garantir sua origem, genuinidade e qualidade incentiva ao conhecimento e prova dos vinhos desta região com sua qualidade ímpar, genuinidade, delicadeza, perfume, longevidade, sutileza e elegância. 
Região, que possui uma forte tradição vitivinícola, é pioneira na elaboração de produtos de reconhecida qualidade como o Moscatel de Setúbal. Não só na viticultura como no enoturismo a região está numa total fase de renovação e integração aos dias atuais, assim vem conquistando o mercado brasileiro. Garantir maior presença no mercado brasileiro é uma das prioridades da CVRPS.

Masterclasse do evento foi apresentada pelo sommelier número#1 do Brasil, Diego Arrebola. Novidade veio na forma do welcome drink. Porto Tonico preparado com Moscatel de Setúbal, água tônica,limão siciliano e gelo. Perfeito para clima do Rio de Janeiro.



A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) promoveu a XVII edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal este ano. Em 148 vinhos à prova, foram entregues 46 medalhas – 15 de Ouro e 31 de Prata. Alguns destes vinhos estiveram presentes e foram degustados ao longo do evento no RJ. 
Produtores ao evento foram eles.  Luis Simões e Pedro Santos, da Quinta do Brejinho da Costa; Joana Freitas, da Casa Ermelinda Freitas; Joana Vida, da Venâncio da Costa Lima; Jaime Quendera, da Adega de Pegões; Filipe Cardoso, da Sivipa; Filipe Cardoso, da Quinta do Piloto; Tomás Baião, da José Maria da Fonseca; Mário Cravidão, da CW - Comporta Wines; e Nuno Cândido, da Adega Camolas.


VINHOS DE PORTUGAL /Junho 2, 3,4


4ª edição do evento Vinho de Portugal no Rio de Janeiro, é realizada pelos jornais Público, O Globo em parceria com VINIPORTUGAL , com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), das Comissões Vitivinícolas do Alentejo, Dão e Setúbal. Com a presença de 72 produtores, o que significou um crescimento em relação ao ano passado que teve a presença de 66 produtores.  


Este ano ocorreram harmonizações conduzidas pela jornalista Alexandra Prado Coelho. pelos críticos Rui Falcão e Luís Lopes e Manuel Carvalho com vinhos do Alentejo, Setúbal e do Porto. Provas de vinhos do Dão, guiadas pelo jornalista Manuel Carvalho do PÚBLICO e com Master of Wine de língua portuguesa, Dirceu Vianna Júnior.
Na área de convivência a proposta foi de participar em bate-papos apelidado de  “Tomar um Copo”. Este ano teve um espaço maior , a fim de que as comissões vitivinícolas do Alentejo Dão e Setúbal  pudessem apresentar as rotas do enoturismo nestas regiões.
Segundo Jorge Monteiro, presidente da VINIPORTUGAL, no primeiro trimestre de 2017 houve um aumento do consumo de vinho português no Brasil.”.



O evento traçou um perfeito convívio entre profissionais, enófilos e curiosos no universo do vinho português . A ronda de vinhos portugueses no Rio de janeiro, torna-se  assim uma tendência, uma oportunidade de conhecimento e apreciação, do que melhor hoje é produzido em vinhos portugueses, um país que possui uma forte tradição nesta área. Santé!






Fotos e edição do texto :Leila Bumachar