sábado, 10 de julho de 2021

PIZZA E VINO

 




Minha paixão! 

Pizza desprezada por um longo período por escritores de culinária, que sempre associavam uma comida da classe operária, pobre. Ao longo dos anos acabou tronando-se a comida de fast food mais apreciada e vendida em todo mundo e em todas as classes sociais. Sua história inicia no final do século 18 em Nápoles.

As primeiras pizzas aparecem como bolos finos de trigo, que espalhavam cogumelos e ervas  encontrados na floresta, embora semelhantes em alguns aspectos aos pães achatados, eram definidos por ingredientes baratos, fáceis de encontrar e com muito sabor.  Era um prato muito pobre feito com banha, queijo e manjericão às vezes com resíduos de peixe comuns em todas as regiões. Até cerca ano de 1830 a pizza era vendida exclusivamente em bancas de rua. 

No surgimento dos primeiros livros de culinária e receitas a pizza era solenemente ignorada ,ao final do século 19 inicia-se sua reviravolta após a unificação italiana e durante uma viagem a Nápoles em 1889, o rei Umberto I e a rainha Margherita cansados da elaborada culinária francesa e seus pratos que eram continuamente servidos nas três refeições, convocaram o pizzaiolo  Raffaele Esposito para preparar algumas especialidades locais, ele apresenta três tipos de pizza: Uma com banha, caciocavallo ,  que é um tipo de requeijão feito com leite de ovelha ou de vaca produzido em todo o sul da Itália e manjericão; Uma segunda com cecenielli que é uma espécie de peixe ; Uma terceira com tomate, muçarela e manjericão. A rainha ficou maravilhada escolheu sua favorita então batizada “Pizza Margherita” em sua homenagem.

Inicialmente a pizza não tinha a sua forma característica, redonda, como todos conhecem hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone. Ela foi evoluindo aos poucos, até que, no século 19, se tornou o que é hoje. Graças ao turismo em época período pós-guerra, que definitivamente consolidou a posição da pizza como um prato verdadeiramente italiano. À medida que os turistas ficavam cada vez mais curiosos sobre a comida italiana, os restaurantes começaram a oferecer mais especialidades regionais incluindo pizza no cardápio.



Hoje ela é um os símbolos mais reconhecidos da cultura alimentar italiana no mundo.  Pizza Margherita lembra as cores do Bandeira italiana, vermelha o tomate, branca a mussarela e verde o manjericão. Desde 2009, a Pizza Margherita é um dos três Pizze Napoletane com rótulo da UE STG (Specialità Tradizionali Garantite - Tradicional Garantida) junto com a Marinara (alho e orégano) e a Margherita Extra (muçarela de Búfala Campana DOP, manjericão fresco e tomate)


Mais antiga pizzaria italiana é Port’Alba em Nápoles (Via Port'Alba, 18, 80134 Napoli) existente ainda hoje.

Mais antiga pizzaria italiana é Port’Alba em Nápoles (Via Port'Alba, 18, 80134 Napoli) existente ainda hoje.

De Nápoles para o mundo a trajetória não foi nem rápida e fácil , deve-se a migração a partir da década de 1930, onde número crescente de napolitanos deslocou-se para o norte em busca de trabalho, levando consigo sua culinária. Essa tendência foi acelerada pela guerra, período que os soldados aliados invadiram a Itália em 1943-1944. Eles ficaram tão impressionados com esta nova iguaria que  encontraram na Campânia, passaram a pedir pizza em todos locais e restaurantes. 

No final do século 19, os emigrantes italianos já haviam chegado à Costa Leste dos Estados Unidos em 1905, a primeira pizzaria Lombardi’s (32 Spring St, New York, NY 10012,) foi inaugurada na cidade de Nova York.  Assim Pizza teve seu segundo lar, logo tornou-se uma instituição americana, assumida por donos de restaurantes que muitas vezes não eram de origem italiana e adaptada para  todos os gostos.


 

A chegada da imigração italianos no século XIX no Brasil, tradicional pizza italiana passa por adaptações para conquistar os brasileiros, com por exemplo a massa grossa e uma imensa variedade de recheios inclusive na crosta, ficando um pouco mais próximas as pizzas americanas, salvo as tradicionais pizzaria da cidade de São Paulo, local de maior número de imigrantes italianos no mundo.

A Castelões é a pizzaria mais antiga de São Paulo, em funcionamento desde 1924, no mesmo bairro Brás, local onde a comunidade italiana primeiro se estabeleceu na cidade. Esta antiga pizzaria conserva a tradição nas suas pizzas com sucesso, local remete a Itália com mesas com toalhas quadriculadas nas cores da bandeira, longe da badalada área da cidade de São Paulo este recanto é fiel há mais de 90 anos de existência (Rua Jairo Góis, 126 - Brás.


Curiosidades:

O termo pizza deriva de “pinsa”, particípio passado do verbo latino “pinsare”, que significa socar, esmagar, o nome viria, portanto, da forma. O item é atestado antes do ano mil, como "pizza de pane", portanto, citada por autores do século XVI como uma focaccia que acompanhava carnes e outros alimentos.

Os antigos egípcios, muçulmanos e chineses também estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália, que surgiu a primeira massa redonda.

Dia da Pizza: A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. No Brasil celebra-se o Dia da Pizza desde 1935 quando se realizou um concurso de pizza escolhendo-se as dez melhores. O concurso terminou no dia 10 de julho e assim esta data foi escolhida

Made in Italy: Considerada um símbolo nacional, engana-se quem acha que a pizza italiana é feita apenas com ingredientes produzidos no país. Muçarela da Lituânia, Molho concentrado chinês, azeite de oliva da Tunísia, trigo canadense, quase duas em cada três pizzas servidas na Itália usam uma mistura de produtos importados.


Pizza e Vino algumas dicas de harmonizações segundo  chefs italianos:

Margherita e Chardonnay: O frutado e notas leves irá atenuar o forte sabor do tomate.

Pizza Marinara e Barbera d'Asti:  Alho, óleo, orégano e tomate.

Capricciosa ou Quatro estações e Sangiovese Puglia: Uma das pizzas mais famosas de toda a Itália. Alcachofras, azeitonas, anchovas, cogumelos , presunto cozido, tomate e muçarela.

Diavola e Amarone della Vapolicella: Enriquecida pelo sabor do salame, com tomate e muçarela. 

Carrettiera linguiça e brócolis e Bonarda: Norte e Sul se encontram para festejar uma excelência da vera pizza rustica napolitana.

Napolitano ou romana e Pinot Grigio delle Venezie:  Outro condimento clássico tomate, anchovas salgadas, orégano e alcaparras.

Pugliese e Primitivo Puglia IGT: tradição napolitana a pizza Pugliese combina ingredientes camponeses, cebola e azeitonas pretas, com uma base clássica composta por tomate e muçarela.

Quatro queijos e Pinot Spumante Brut: Sabor dado pelos queijos, conferindo ao conjunto uma harmonia absoluta. A ausência de tomate, portanto, expande o leque de vinhos possíveis de combinar.

Para amantes do vinho Rosé, sua versatilidade fresca será perfeita para muitos tipos de pizza.

 

Edição do texto e da fotos : Leila Bumachar 🍷

 news/a-slice-of-history-pizza /  https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_pizza