sexta-feira, 29 de março de 2019

Lendária Turquia e seus vinhos.



Turquia este belíssimo lendário país, é o quinto maior produtor mundial de uvas. Acredita-se ser de pelo menos 6000 anos, evidências de antigo equipamento de vinificação encontrado. Há muito tempo atrás, essa era a parte do mundo que praticamente inventou o vinho.

Vinho foi inteiramente proibida durante os 500 anos do Império Otomano. De fato, o consumo de vinho foi proibido durante o governo de quinhentos anos do Império Otomano. O pouco vinho produzido durante esse tempo foi feito pelos gregos cristãos e armênios e judeus, que tinham permissão para fazer o vinho para fins religiosos com o colapso do Império Otomano no final da Primeira Guerra Mundial, a maioria desses produtores de vinho fugiu do país deixando a indústria do vinho em uma posição de começar de novo. Foi o primeiro presidente turco, Mustafa Kemal Ataturk, que fundou a primeira vinícola comercial, Doluca, em 1925.

No entanto, só há cerca de uma dezena de anos é que a produção vinícola na Turquia tem adquirido maior prestígio e qualidade. O prestígio crescente que o vinho na Turquia, tem provocado repercussões importantes gerando assim o aumento da sua produção e consumo. Por outro lado, têm também sido feitos esforços no sentido da criação de um espaço no mercado global para os vinhos turcos. Apesar de algumas 1.250 castas cultivadas no país, apenas uma percentagem escassa agora é produzida o vinho.


Sendo majoritariamente um país muçulmano, o uso de álcool na Turquia é bastante limitado. Hoje, embora a Turquia seja um país secular, a população ainda é majoritariamente muçulmana e o consumo médio por pessoa é inferior a um litro de vinho por ano.  E pode ser visto como um país muçulmano relativamente progressista em comparação com alguns de seus vizinhos, mas o consumo de álcool permitido ainda é bastante baixo.


Além do que, a Turquia tem um espírito nacional o raki. Considerado a bebida nacional da Turquia, parecem ocupar o topo das preferências dos Turcos em termos de bebidas alcoólicas.  Isto é semelhante ao libanês Arak, é um destilado de bagaço de uva aromatizado com sementes de anis. Muitas vezes, é servido gelado como um acompanhamento refeição. 

Indústria de vinho da Turquia é transmitida através de cinco regiões. A maioria dos vinhos são produzidos em Marmara e Trácia, Anatólia Central, e região costeira do Mar Egeu. Outros são produzidos na costa do Mediterrâneo e no Sudeste. Os climas nessas regiões podem variar de verões quentes e secos com invernos suaves em direção à costa, e verões quentes com refrigerador, invernos mais úmidos mais para o interior.As principais áreas vitícolas têm verões quentes, enquanto os invernos tendem a ser amenos. Da mesma forma, os solos são bastante diversos, mas incluem áreas com solos vulcânicos e de arenito

Com tantas variedades de uvas, incluindo um número significativo de vinífera cultivadas na Turquia, os produtores têm uma abundância de opções. As mais populares uvas brancas são Nemir, Narince e Sultana. As tintas populares são Bogazkere, Kalecik Karasi, Karasakiz, Çalkarasi e Öküzgözü.

No entanto, só 2% das uvas produzidas na Turquia é que são utilizadas no fabrico de vinho. O consumo anual de vinho é de cerca de 50 milhões de litros por ano, ou seja, menos de um litro por pessoa.

Existem 1.250 diferentes variedades de uvas cultivadas na Turquia, tornando-se o quarto maior país em termos de área de vinha e sexto em termos de produção de uvas. Apenas cerca de 32 destas castas são usadas para vinho ,22 delas são indígenas, sendo o restante usado para passas. 

As cinco principais regiões produtoras de vinho, Marmara e Trácia, Egeu, Anatólia Central, Mediterrâneo e Sudeste. Quase 300 vinícolas produzem em torno de 70 milhões de litros de vinho por ano. Os mercados de exportação mais importantes são a Bélgica, e a Alemanha, que representam dois terços de todas as exportações.  





DOLUCA: Em 1926 Nihat A. Kutman, estabeleceu uma pequena fábrica em Galata, Istambul, chamada Maison Vinicole, que mais tarde adquiriu o nome Doluca.


GULOR: Primeiro produtor de vinhos boutique na Turquia, que introduziu as uvas internacionais ao país,  foi fundada por Güler Sabanci em 1993.



KAVAKLIDERE: Primeiro produtor de vinho do setor privado na Turquia, Kavaklıdere foi fundada por Cenap em 1929, em Ancara.

KAYRA:  Sob a orientação do enólogo Daniel O'Donnell, do solo, as variedades de uvas, a colheita , ao engarrafamento, Kayra pretende trazer a história um testamento da família na a paixão em curso para melhorar a vinificação na Turquia.

KOCABAG: Vinhos da Capadócia empresa familiar localizada em Nevsehir, distrito Yesilyurt. Sua primeira garrafa de vinho foi colocada no mercado em 1986. Atualmente está dentro do ranking  das melhores adegas da região.


LA: Vinhos LA foi  em 2004 . Com um investimento de US 24 milhões, nasceu em um sonho de produzir vinhos de classe mundial. Vinhos LA é a maior vinha da Turquia um terreno de 1.168.000 m2. 

PAMUKKALE: "Vinificação é a arte de transmitir as características da uva para o vinho torna-se da melhor maneira possível." Pamukkale Winery adotou este princípio na sua produção, fundado em 1962 no norte da província de Denizli, na cidade de Güney. 

Sevilen: Em 1942 Sr. İsa Güner, um imigrante da Bulgária, fundou sua própria vinícola em Turquia.  


Suvla: É uma empresa de viticultura  familiar localizada em Eceabat Canakkale na península histórica de Gallipoli.  A missão de Suvla é produzir vinhos de grande densidade, ricos com caráter , elegante e requintado.


Urla: Depois de descobrir conjuntos de vinhedos mais de mil anos de idade no declive de sua fazenda, Sr. Ortabaş inciou pesquisas e descobriu que principal área das vinhas, foi utilizada para  fabricação de  vinho em milhares de anos de viticultura há muito esquecido. Assim nasceu novamente a vinícola.





Edição de texto e fotos: Leila Bumachar
Dados de consulta: http://www.winesofturkey.org/wine-history /  http://www.snooth.com/region/tu

Nenhum comentário:

Postar um comentário