sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ano Novo Chinês da origem as tradições .






O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotado por diversas nações do oriente, que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.


O calendário chinês (Chinês Xia Li (夏曆), Tradicional: 農曆, Chinês Simplificado: 农历, pinyin: nónglì) é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história.
É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua
A partir dele surgiu o horóscopo chinês.
Neste tipo de calendário, procura-se harmonizar a duração do ano solar com os ciclos mensais da lua através de ajustamentos periódicos.
Assim os doze meses têm ao todo 354 dias e os dias que faltam para corresponder ao ciclo solar obtêm-se através da introdução periódica de um mês extra, o chamado 13o mês lunar
O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.


A lenda!
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião, como somente doze animais compareceram Buda em agradecimento os transformou-nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês que correspondem os anos chineses são de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda.
(rato), "niu" (boi), "hu" (tigre), "tu" (coelho), "long" (dragão), "she" (serpente), "ma" (cavalo), "yang" (carneiro), "hou" (macaco), "ji" (galo), "gou" (cão), "zhu" (porco).




 O Costume do Envelope Vermelho!
Os envelopes vermelhos são também conhecidos como 歲錢/压岁钱  yàsuìqián, originalmente 壓祟錢/压祟钱.
Os envelopes vermelhos geralmente contêm dinheiro, em quantias que variadas. 
De acordo com o costume, a quantia presenteada deverá sempre em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias funerais (帛金: báijīn).
O dinheiro é usado para reprimir ou suprimir os espíritos malignos durante este período.
É costumeiro que notas sejam dadas totalmente novas. 
Tudo relacionado ao ano-novo chinês deverá ser novo, visando atrair sorte e fortuna.
O ato de pedir envelopes vermelhos é chamado em Mandarin: 讨紅包 tǎo-hóngbāo, 要利是. Cantonese: 逗利是.
É costume que os envelopes sejam mantidos fechados sob o travesseiro durante sete dias após o ano-novo chinês, porque dormir sobre o envelope simboliza boa sorte e fortuna.



Roupagem!
As roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. 
As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. 
O vermelho é a cor da sorte e da fortuna.

A Tradição!

Assim como outras culturas, o Ano-novo chinês incorpora elementos com profundos significados.
 Um exemplo é o caráter fú (chinês: língua cantonesa e hakka: fook, literalmente ‘bênção, felicidade’) exibido nas entradas das casas em vermelho em formato de diamante, sendo usualmente pendurado de cabeça para baixo, simbolizando então a chegada de sorte, felicidade e prosperidade.
Vermelho é a cor predominante nas celebrações de ano-novo.
O vermelho é o símbolo da felicidade ou do prazer, e esta cor simboliza virtude, a verdade e a sinceridade. O som da palavra “vermelho” (, hóng) é “hong” em Mandarim (Hakka: Fung; língua cantonesa: Hoong) que também significa “próspero.” Portanto, a cor vermelha  soa como auspiciosa.



Desde 10 de fevereiro de 2013, estamos no ano 4711 do calendário chinês. 
2014 ano do Cavalo!



 Cavalo de 31 de janeiro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015
O Cavalo é considerado um signo masculino.
Na verdade, o Cavalo é um signo de energia ativa, vigorosa e em movimento, e refletirá em tudo o que se relaciona com a força Yang.
Cavalos evocam um sentimento de orgulho e dignidade e, historicamente, têm sido reconhecidos como aliados formidáveis dos seres humanos.
Muitas referências ao heroísmo, à força e à lealdade do cavalo podem ser encontradas na literatura e nos livros históricos clássicos chineses, glorificando os cavalos em companhia de algumas das figuras mais proeminentes da história da China.




Aqui estão alguns dos votos mais populares de Ano Novo:

Boa sorte/Auspicioso Ano do Cavalo! (馬年吉祥, mǎ nián jí xiáng)

Sucesso imediato quando o cavalo chegar! (
馬到成功, mǎ dào chéng gōng)


Assuma a liderança no Ano do Cavalo! (
一馬當先, yī mǎ dāng xiān)

Paz e boa saúde no Ano do Cavalo! (
馬年安康, mǎ nián ān kāng




Ediçoa de texto e fotos 
Leila Bumachar
Fonte de pesquisa e fotos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Chinese_New_Year_market.jpg,           
 http://www.canstockphoto.com.br/2014-chin%C3%AAs-signos-cavalo-polca-pontos-12580922.html
 http://www.epochtimes.com.br/ano-novo-chines-2014-ano-cavalo
http://madeinjapan.uol.com.br/2014/01/23/9-festa-do-anno-novo-chines/
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário