domingo, 18 de maio de 2014

Glossário de Vinhos de Sobremesa e Vinhos Fortificados.




Glossário de Vinhos de Sobremesa e Vinhos Fortificados.

Amontillado - uma variação de Fino xerez. Ele está amadurecido pela primeira vez como um Fino, seguido por uma maturação oxidativo longo e lento. Resulta em um vinho com algumas características de sabor de Fino, mas muito mais escura na cor devido à idade.
Botritizadas - a maioria refere-se a vinhos que são feitos a partir de uvas afetadas pelo fungo Botrytis cinérea. 
Na sua forma mais benéfica, a condição também é conhecida como "podridão nobre". Os frutos afetados dividido, resultando numa perda de água o que cria um maior percentual de sólidos, especialmente açúcares. Isso resulta em vinhos ricos em açúcar residual e sabor concentrado. 
Colheita - um porto tawny de uma única safra. Em vez de mostrar o número de anos como 10-year-old, 20 anos de idade, e assim por diante, o rótulo vai dar o vintage.
Creme Sherry - um xerez adoçado artificialmente
Crusted Porto - nomeado para a crosta, ou depósito, que se desenvolve com a idade do vinho na garrafa. Estes vinhos são misturas de várias safras.
Fino - um estilo de xerez que é o mais seco e de cor pálida.
Ice Wine - vinhos produzidos a partir de uvas que foram naturalmente congeladas ainda na videira. A idéia é separar a água congelada durante a prensagem, deixando para trás um líquido com açúcares dissolvidos superior e outros sólidos que não congelar. 
Late Harvest - vinhos esquerda na videira mais tempo para atingir os níveis de açúcar mais elevados. 
LBV - Late Bottled Vintage. Um vinho do porto que é envelhecido em tonéis de madeira por mais de um Porto Vintage, o que melhora na garrafa.  LBVs pode ser filtrado ou não filtrado.
Manzanilla - um xerez amadureceu na cidade costeira espanhola de Sanlúcar de Barrameda. A característica distinta deste vinho é o seu salgado tang.
Noble - semelhante ao botritizadas. Uvas botritizadas, isto é, contaminadas com o fungo Botrytis cinerea. 
Oloroso - um Sherry oxidativamente envelhecida durante um longo período de tempo, resultando em um vinho escuro e rico
PX - representa a variedade de uva Pedro Ximénez. O xerez melado produzido principalmente a partir de uvas semi-secas.
Porto Ruby - um estilo barato feito por fermentação de vinhos de mais de um vintage e envelhecido por um curto período de tempo antes do engarrafamento. O objetivo é não só para manter a cor rubirico, mas também para preservar os sabores fortes das uvas
SGN - Sélection de Grains Nobles. A classificação de qualidade na Alsácia, que significa literalmente, selecione a colheita de bagas afetadas pela podridão nobre
Quinta Single Port vintage - uma especialidade da casa e um vinho do Porto de alta qualidade a partir de uvas provenientes de vinhas que normalmente produzem os frutos de Portos Vintage. 
Porto Tawny - um vinho do Porto envelhecido por um longo período em barris de madeira com algum contato de oxigênio (oxidação), resultando em um vinho que atinge uma cor marrom-dourado - daí o nome tawny. Na etiqueta, o nome de um vinho é freqüentemente precedido pela média de idade da mistura.
TBA - Trockenbeerenauslese. 'Seleção baga seca'. Estas uvas são deixadas na videira para o período mais longo de tempo, o que ajudá-los a alcançar um estado de passas-like - resultando em vinhos que são extremamente concentrados e doces. 
VDN - Vin Doux Naturel. Literalmente, um vinho com um alto nível de açúcar natural (residual), alcançado por fortificar o vinho antes da fermentação está terminada.
Porto Vintage - a melhor qualidade de vinho do Porto, feito apenas em anos excepcionais. Estes vinhos envelhecer em garrafa durante décadas.
VT - Vendange tardia. Uma classificação Alsácia significando vinhos feitos a partir de uvas colhidas tardiamente.  





Edição de texto e fotos
Leila Bumachar
Fontes e Fotos:
http://www.wine-searcher.com
http://www.iplay.com.br/Imagens
http://fr.freepik.com/vecteurs-libre
http://winefolly.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário