domingo, 11 de dezembro de 2016

Tapas / Tapear . Origem e lenda




A lenda ou  historia a origem das Tapas tem origem nesta passagem do  rei Alfonso XIII, em 1916 numa visita oficial à província de Cádiz , Ventorrillo Del Chato ,( esta venda ainda existe nos dias atuais) , Na parada para descanso o Rei e pediu um copo de xerez, retirando-se  para o lavatório, neste momento uma corrente de ar adentrou venda,  e para que o vinho não fosse preenchido com areia da praia o garçom teve a feliz idéia de colocar um presunto uma fatia como a tampa do vinho!O Rei gostou da idéia, bebia o vinho e comia , no momento que os outros membros do Tribunal que o acompanhava na jornada vendo isto, todos com ele fizeram a mesma pedida ao taberneiro. Assim se a origem da lenda das Tapas tem inicio na historia da Espanha .

Naqueles tempos a tampa do vinho, que depois veio ser chamar de Tapas, consistia de uma fatia de presunto ou fatias de linguiça ou salsicha e às vezes substituído por uma fatia de queijo.
A Real Academia Espanhola define Tapas como "qualquer parcela de alimentos sólidos podem acompanhar uma bebida.” 
Em 1935, o jornalista Juan Ferragut disse que "a tapa é uma maneira distraída de comer inadvertidamente
Sem dúvida que sim, porque menos de um século depois as tapas são um dos pilares da marca Espanha no exterior.

As Tapas têm diversificado muito ao longo do tempo. Azeitonas típicas de todas as variedades e nozes, pequeno pratos típicos servidos em pequenas porções, que podem muito bem substituir almoço ou jantar mostram, onde a única coisa não ele não tem nenhum lugar é doce.
 

Tapas é uma parte muito característica da cozinha espanhola, o que parecia a principio  não transferível para outras culturas, tornou-se popular no mundo inteiro. . Fazem parte do rico patrimônio cultural da Espanha, um tesouro de culinária que se adaptou à personalidade e gostos de cada região e em todo o mundo triunfa graças ao seu caráter afável e ato social informal. As tapas é a elegância arte espanhola de comer em pé
Tapas têm nomes diferentes, dependendo da região espanhola onde ela é feita. Por exemplo em Aragão e Navarra é chamado de "alifara" no País Basco "poteo”,  mas no exterior com sua forte penetração el é sempre conhecida como seu nome espanhol de origem :Tapas.



A vanguarda culinária e suas inovações técnicas e nível estético levaram nas últimas duas décadas uma grande transformação no mundo das tapas. Foram substituídas em muitos casos por criações de alta cozinha em miniatura concorrentes em concursos, como o Concurso Nacional de Picos e Tapas realizada anualmente em Valladolid.





Rotas de tapas e competições de monopolizar o panorama todos os cantos da Espanha, estimulado pelo fato de que mais da metade das bebidas nos bares são acompanhados com um pouco de comida! TAPAS. A bebida que tradicionalmente acompanha tapas é vinho ou sangria.
Para muitos é uma religião e uma desculpa para se encontrar com amigos e ter um bom tempo. Nos bares da vida cidades afora. TAPEAR!
Ou você pode começar com esta receita simples em casa e assim Tapear com amigos.

Ingredientes
16 fatias de chorizo espanhol
8 unidades de pepino em conserva
8 unidades de cebola cristal em conserva
8 unidades de azeitona verde sem caroço
8 pedaços de pimentão descascado em conserva
8 unidades de palito de bambu ou acrílico
8 fatias de pão baguete
Modo de preparo

Faça espetinhos com os legumes em conserva azeitona, cebola, pimentão, azeitona e pepino. Coloque sobre o pão duas fatias de chorizo espanhol dobrado ao meio. Disponha sobre o chorizo os espetinhos de legumes e regue com azeite de oliva.
Rende 8 porções.







Edição do texto e fotos e pesquisa
Leila Bumachar
Fontes:es.wikipedia.org/wiki/Tapa
https://br.pinterest.com/explore/tapas-espanholas-
www.google.com.br/searchtapear
http://www.laespanolatapasbar.com/tapas/Historia.html 











Nenhum comentário:

Postar um comentário