sábado, 31 de março de 2018

Colomba Pascal. Tradição italiana da Páscoa.



Uma das muitas lendas nos remetem a origem da colomba pascal, época da rainha lombarda Teodolinda e seu encontro com o santo padre irlandês San Colombano.
Datada de cerca de 612, conta que na chegada do padre a cidade, lhe foi oferecido um suntuoso almoço, no qual os pratos principais seriam de origem carne, porem se encontrando no período da quaresma o padre não se permitiu a desfrutar do banquete ofendendo assim rainha Teodolinda. Mas o abade superou a infeliz situação com a diplomacia, afirmando que consumiriam a carne somente depois de abençoá-la. O que fez para evitar que a rainha se ofendesse, abençoando os pratos os transformou em pães brancos e com as formas típicas da pomba.
Origina-se assim a história da colomba pascal, sendo interpretadas ao longo dos séculos através de outras lendas. Mas foi  graças a uma brilhante ideia comercial, que originou seu surgimento no início do século XX. 


Inventada na Lombardia nos anos trinta, se espalhou nas mesas de todos os italianos e até mesmo além das fronteiras da Itália , tornando-se  mais difundida comercialmente tradição da Páscoa .

Em Milão anos 30, uma empresa que já era famosa pela fabricação do panetone natalino, seu diretor de publicidade Dino Villani vislumbra uma ideia em reutilizar máquinas e ingredientes que fabricavam o panetone para produzir um bolo em forma de pomba.
Esta nova combinação se tornou tradição e sucesso comercial ate os dias atuais.
Hoje existem novas variações desta sobremesa, criadas pelos melhores confeiteiros com combinações de sabores e recheios, desde de frutas cristalizadas, ao chocolate e  novas coberturas. Sucesso da sobremesa que se tornou sobremesa obrigatória no domingo de Páscoa.

Fato interessante é que A colomba assim como o panetone, está incluída na lista de produtos agroalimentares tradicionais italianos do Ministério da Agricultura, Alimentação e Políticas Florestais; é reconhecido como um produto típico da Lombardia e é regido pelo Decreto Ministerial de 22 de julho de 2005 (Decreto Ministerial 22.07.05).

Colomba Pascal está simbolicamente ligada à tradição cristã, sua  forma de ave é um animal que com frequência citado em aparições no Antigo como do Novo Testamento. 
A figura da pomba na religião é uma representação do Espírito Santo, de esperança e fé. 
Ela se tornou em conjunto como o ovos de chocolate os doces típicos da tradição de Páscoa.




Vinhos frisantes, doces com frescor de sabores delicados, que nos proporcionam aromas de frutas cristalizadas e flores são os mais indicados de uma perfeita combinação com Colomba Pascal. Como Moscato d’Asti, Late Harvest, Marsala, Vin  Santo.








Edição de texto e fotos :Leila Bumachar
Pesquisa: https://it.wikipedia.org/wiki/Colomba_pasquale
https://www.net/it_it/.../la-storia-della-colomba-pasquale
https://www.colomba-pasquale-quale-vino-



Nenhum comentário:

Postar um comentário