quinta-feira, 19 de abril de 2018

Malbec World Day


Dia Mundial do Malbec  comemorado em 17 de abril, foi instituído no  dia em que o presidente da Argentina, Domingo Faustino Sarmiento, assumiu oficialmente sua missão de transformar a indústria vinícola argentina.
Neste exato dia  no ano de 1853, ele encarregou Michel Aimé Pouget , especialista em solos franceses, de trazer novas videiras. Entre sua seleção, estava Malbec .



A uva Malbec deve seu nome a um viveiro húngaro com o sobrenome Malbek ou Malbeck (com um k final), que foi um dos primeiros a identificá-la separadamente e espalhá-la na França na área de Cahors, para depois ser levada a Bordeaux, onde foi Ele também a conhece como Auxerrois. Em seguida, o nome Malbek foi substituindo o "k" pelo "c", possivelmente referindo-se a uma palavra semelhante em francês que significa "pico ruim", devido ao sabor áspero e amargo que essa uva deu naquela região.

O nome, "Malbec World Day", que é traduzido de forma incorreta a partir do espanhol "Malbec Mondo" que significa "Malbec em todo o mundo". Malbec floresceu na Argentina, criando vinhos amplamente superiores aos do seu país de origem a França.

No final do século XIX, a viticultura experimentou um desenvolvimento excepcional nas mãos de imigrantes italianos e franceses, Malbec em particular se adapta rapidamente aos diversos terroirs que a geografia do país oferece e começa a produzir vinhos inclusive melhores do que os da sua terra de origem. Desta forma, com o passar do tempo e depois de muito trabalho, o Malbec passou a ser a principal variedade da Argentina. A Argentina se transforma no único país onde se encontram cepas originais de Malbec autenticamente provenientes da França.




Nos anos seguintes, especificamente durante os anos 90, a Argentina posicionou o Malbec como sua estrela varietal. Mais de 10.000 acres foram plantados e se tornou o inegável líder das exportações do país. Os amantes do vinho ao redor do mundo descobriram e elogiaram o Malbec argentino. 

Foto do site Wines of Argentina.
Em 2011, a Wines of Argentina , responsável pela comunicação da marca de vinhos argentina em todo o mundo, estabeleceu o dia 17 de abril como o Dia Mundial do Malbec. Lis Clément, seu chefe de marketing e comunicação na época, fundou este dia porque estava convencida de que essa comemoração ajudaria a posicionar o Malbec como uma das joias de vinho da Argentina. Atualmente, mais de 60 cidades ao redor do mundo coordenadas pelo Escritório de Relações Exteriores da Argentina, organizam eventos em torno do Malbec.

O Malbec World Day é uma iniciativa global criada pela Wines of Argentina. Desde sua primeira edição, em 17 de abril de 2011, a iniciativa conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Corporação Argentina do Vinho, como parte do Plano Estratégico Vitivinícola Argentina do país, que busca posicionar o Malbec argentino no mundo e celebrando o sucesso na indústria dos vinhos. 

Malbec World Day é sempre festejado no Rio de Janeiro  no Consulado Geral da Argentina com promoção da Wines of Argentina. Presença de produtores e enólogos na degustação dos mais expressivos rótulos e vinícolas desta casta.Alguns dos excelentes rótulos são degustados. 







Edição de textos e fotos : Leila Bumachar
Pesquisa: https://en.wikipedia.org/wiki/Malbec_World_Day
http://www.winesofargentina.org/malbecworldday/

Nenhum comentário:

Postar um comentário