domingo, 3 de junho de 2018

VINHOS DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO 2018





Quinta edição do Vinhos de Portugal de 1 a 3 de junho no Rio de Janeiro, foram três dias dedicados a provas de vinhos portugueses, onde estavam presentes cerca de 70 produtores os quais alguns já veteranos das últimas quatro edições e estreantes nesta.  Considerada a maior degustação de vinhos portugueses em não terras portuguesas, a cada nova edição o evento bate seu próprio recorde de público presente.






Taças circulavam pelo salão, em cada stand uma nova degustação, uma conversa com produtor, enólogo, importador, este evento produz uma maneira diferencial de aprendizado neste universo incomparável do vinho.  

Com 20 produtores estreantes de diversas regiões vitivinícolas de Portugal, Mercado do Vinho, com sessões de duas horas de duração, ofereceu ao público presente degustações e uma ótima oportunidade para conhecer, apreciar e trocar conhecimento com quem faz a fama dos vinhos portugueses, as regiões produtoras, e suas castas.


produtores, enólogos, importadores 



“Neste momento, Portugal está no segundo lugar”, diz Jorge Monteiro, “mas isso já acontecia no ano passado por esta altura e fechamos o ano em terceiro”. Uma coisa é certa: “Temos vindo a crescer em termos de quota de mercado e há sempre a expectativa de conseguirmos ser o segundo. Continuamos a aproximar-nos da Argentina, estamos a falar de um país que tinha cerca de 22% de quota enquanto nós tínhamos uns 12% e neste momento já estamos nos 15%.” (dados do jornal o Publico)
Vinhos de Portugal é o maior evento de vinhos portugueses no país e nasce da parceria entre dois jornais de referência, um de cada lado do Atlântico, o Público, em Portugal, e O Globo, no Rio de Janeiro (e da ViniPortugal, organismo que tem como objectivo promover os vinhos portugueses no mundo)


Um evento que abre o conhecimento a todos que apreciam o bom vinho português, num país que tem cerca de 400 castas diferentes, com regiões, clima e terroir diversos, mas que cada ano perpetua seu posto de notas máximas nos concursos mundiais do mundo dos vinhos.



Vinhos de Portugal

Rio de Janeiro : Data: 1 a 3 de junho
Local: CasaShopping - Avenida Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
http://www.vinhosdeportugal2018.com.br/

Edição do texto e fotos . Leila Bumachar
Fontes de dados Publico (jornal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário