sexta-feira, 19 de junho de 2009

Desbravando dos vinhos da Ilha da Madeira




vinho da Madeira, ou simplesmente vinho Madeira, é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira, sob condições edafoclimáticas excepcionais para o que concorrem factores naturais e humanos. 
É o produto principal da economia da Região Autônoma da Madeira e um símbolo da Madeira em todo o mundo. produção de vinho da Madeira remonta quase à época da descoberta da ilha (1419). 
As primeiras castas foram introduzidas sob ordens do Infante e D. Henrique, e foram importadas de Cândia (capital de Creta, Grécia). 
Mais tarde foram introduzidas outras castas, como a Tinta Negra, a Sercial, a Boal, a Verdelho e a Malvasia
Estas últimas quatro produzem vinhos de qualidade superior, em função das condições climatéricas e da composição dos solos.


A produção de vinho foi estimulada pela necessidade de abastecer os navios nas rotas do Atlântico para o Novo Mundo e para a Índia, e pela presença dos ingleses na ilha, que fizeram com que o vinho fosse conhecido em toda a Europa e América, tornando-se o vinho preferido em banquetes e mesas requintadas das cortes europeias e nas respectivas colônias.
Há várias histórias curiosas sobre o vinho da Madeira em referências literárias desde o século XV, que ajudam a reforçar a aura de vinho especial em Inglaterra. 
Um caso conhecido é o da obra Henrique IV de William Shakespeare, na qual Falstaff foi acusado de trocar a sua alma por uma perna de frango e um cálice de vinho da Madeira. 
Outro caso dá-se em 1478 e é o da condenação à morte de George de York, Duque de Clarence, irmão de Eduardo IV de Inglaterra, que escolheu alegadamente ser afogado dentro de um tonel de vinho Malvasia .
Entre meados de Agosto e meados de Outubro realizam-se as vindimas na Madeira. O ponto mais alto é marcado pela Festa do Vinho, realizada em Setembro. O mosto resultante nas adegas é sujeito a fermentação interrompida por adição de álcool vínico no momento em que atinge o nível de doçura pretendido.
O sistema de vinificação tradicional do Vinho da Madeira é a bica aberta, praticando-se na maioria dos casos a prensagem direta das uvas. Contudo, algumas empresas já dispõem de equipamento que lhes permite fazer vinificações com curtimenta, a que recorrem quando pretendem fazer vinhos, que preveem ficar muitos anos em casco, pois dão vinhos melhor estruturados e de maior longevidade.

No dia 19 de junho de 2009, aconteceu no restaurante Real Astoria localizado na cidade do Rio de Janeiro um almoço eno gastronômico, com a presença de enólogos e viticultores.

Coquetel
SERCIAL - Vinífera Barbeito Seco - 10 anos; cor amarelo âmbar claro, com um bouquet muito amplo, madeira, baunilha,balsâmico, especiarias, curry, frutos secos, confeitaria,torrefação,com bastante acidez e PH baixo. 
Obs. tem 50 a 70 grs. de açúcar residual por litro. Ideal para acompanhar aperitivos.

VERDELHO Reserva- Vínifera Barbeito, Muito Seco, 10 anos barrica, 16 a 22 gramas. teor alcool, 70 a 90 grs de açúcar residual, cor ambar escuro, ouro antigo com reflexos esverdeados, aroma amplo. Excelente para acompanhar sopas e consomes.
Estes dois Vinhos foram servidos no início (antes do almoço)

Almoço,1 prato
VALDARANTE Branco - Cave Santa Marta - uvas Malvasia e Sercial, muito leve ,acompanhou Cesar salada

2 prato
ADEGA DOS PEGÕES Colheita Selecionada Branco - 2008 , uvas Arinto , Antão Vaz e Chardonnay mais encorpado, acompanhou o prato de peixe.

3 prato
CABEÇA DE BURRO - Tinto - 2005 - Douro. acompanhou o prato de carne. Muito bom vinho, ótimo corpo e aromas amplos, cor rubi com reflexos violáceos.

4 prato
ADRO DA SÉ tinto 2004 Dão - cor muito bonita rubi com reflexos granada, bom corpo aromas mais evoluídos : tabaco, couro, especiarias; uvas Alfrocheiro preto, Jaen e Touriga Nacional, muito bom vinho! Servido também com o prato de carne. 


Sobremesa
MEDIUM RICH - 1999 Vinífera H & H - Henriques e Henriques- Região de Terrentés, Ilha da Madeira :cor acastanhada,sensivelmente escuro, aromas de chocolate preto e caramelo,90 gramas de açúcar residual por litro, uvas: Tinta Negra Mole, acompanha sobremesas, salada de frutas, bolos, queijos fortes como o roquefort ou o stilton ou ainda para acompanhar um café e como digestivo.

MOSCATEL A.C DO DOURO 1989 - Adega de Favaios - cor maravilhosa, amarelo ambar escuro, aromas de avelã amêndoas.

BRANDY´S MADEIRA COLHEITA MALMSEY 1992 - Madeira Wine Company - Um vinho muito interessante um novo tipo de Madeira. Em 1989, a família BLANDY
convidou a família Syminton radicada no Porto para se juntar à Madeira W. Company.







Edição  de Texto
Leila Bumachar
Menu e comentários release da assessoria do evento.
fontes http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho_da_Madeira
fotos Bing

Nenhum comentário:

Postar um comentário