domingo, 5 de setembro de 2010

Filandia - Helsinque


O prato típico da Finlândia é a famosa mesa de entradas nórdicas, Smörgasbord a qual apresenta dúzias de variedades de peixe, carne e fatos assim, como de saladas (embora também podem encontrar-se sopas e pratos de cozimento lento).
Em um país de água e de pesca precisa experimentar os diferentes pratos a base de peixes, como o arenque do Báltico à marinheira, assado ou ao forno, lucio, tímalo, farra ou lota ao molho, ao forno, empanados ou defumados, sem esquecer o salmão fresco defumado ou em salazão. As ovas de lota, escassas demais para serem exportadas, são um manjar servidas com cebola e creme agra, tudo isso rociado com a célebre vodka finlandesa.
No outono aparecem nos bosques os cogumelos, das que há centenas de espécies comestíveis, com outras venenosas, pelo que recomenda-se comprá-los no mercado ou degusta-los em restaurantes. Também cabe destacar o alce, cuja carne guisada resulta maravilhosa. Entre as comidas regionais há que experimentar as empadinhas de Karelia, recheadas de batata ou arroz, os pães recheados de peixe, o queijo de pão e os frutos selvagens dos bosques, que são algumas das maravilhas da gastronomia finlandesa.
Helsinki é famosa pela comida russa mas seus altos preços também são. Em geral comer nos restaurantes da Finlândia, pode resultar algo caro mas existem cardápios do dia, servidos entre as 11.00 e as 14.00 horas, que incluem salada, pão, leite ou café por um bom preço. Não esqueça que, mais que a variedade, o que carcteriza à comida finlandesa é sua frescura.
Bebidas
Os finlandeses bebem nas comidas água, leite ou cerveja. É possível, também, encontrar uma grande variedade de excelentes vinhos de importação.
A Catedral de Uspenski, é uma construção quase minimalista se compararmos às catedrais católicas contemporâneas dela, ou mesmo à Catedral Ortodoxa de Helsinque.
O órgão de tubos é impressionante.
Em toda cidade a nao todo encontra-se lojas com artigo natalinos!! segundo a lenda!!
A carne de Rena servida em restaurantes tipicos filandeses e deliciosa...
Em cada canto da velha cidade no final do dia nos meses de verão julho e agosto concerto com jovens violinistas....









Edição de texto e fotos
Leila Bumachar

Nenhum comentário:

Postar um comentário