sábado, 16 de novembro de 2013

MONDIAL DE LA BIÈRE Rio de Janeiro 2013

MONDIAL DE LA BIÈRE  RJ/2013




O Mondial de La Biere, no ano de 19994  Montreal Canadá iniciou o festival que ao decorrer destes anos foi comandado por Jeannine Marois, Presidente e Co-Fundadora do festival. 
O sucesso se tornou tão grande que o Mondial de La Bière Europa, originou em 2009 em Estrasburgo por três edições, já anuncia a quarta edição que nasceu em 2009. 
Depois de três anos em Estrasburgo, a organização do evento anunciou que a quarta edição será realizada em setembro na cidade de Mulhouse (França).
É um festival com um segmento único de degustação de cervejas especiais.
Em sua última edição, realizada em junho de 2012, atraiu mais de 100 mil pessoas, 637 tipos de cerveja e cerca de 200 microcervejarias. 
Além disso, o festival oferece aos visitantes um extenso segmento educacional com os seguintes eventos: Conferência Mbeer, Escola Mbeer de conhecimento Cervejeiro e Concurso Greg NoonanMBeer.

Pela primeira vez no Brasil o festival ocorreu na cidade do Rio de janeiro entre os dias 14 e 17 de Novembro de 2013.
Os brasileiros habituados a consumir somente pilsen, direcionam seu interesse agora em outras cervejas, as Cervejas Especiais que apresentam aroma e textura diferenciados. Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) — as artesanais, as importadas e as industriais de categoria Premium, ocupam hoje 5% do mercado
Como o vinho existe hoje cursos especiais para Harmonização de Cervejas, que o sommelier responsável mostra as opções de comida versus a cerveja



Dados do Festival Mondial de La Biere no Rio de Janeiro
Release com informações da Mediação Produções e Comunicação

Mais de 650 diferentes rótulos de cervejas especiais estavam à disposição do público, que consumiu cerca de dois mil litros da bebida. Os expositores comemoraram o resultado. Havia quitutes de vários bares e restaurantes da cidade para acompanhar os diversos estilos de cerveja
Engana-se quem pensa que beber cerveja é coisa de homem. No Mondial de La Bière 45% dos visitantes são mulheres, pelo menos no primeiro dia do evento. Elas também marcaram presença nas palestras e workshops, dividindo os holofotes com os maiores especialistas do setor do Brasil e exterior.



Convidado para palestrar no tema A cultura das cervejas na Itália - passado, presente e futuro o italiano Teo Musso – Proprietário, Mestre Cervejeiro da Birrificio Baladin Farm Brewery, Empresário piemontês, ele que nasceu e cresceu em redor dos vinhedos piemonteses, terra da uva nebbiolo, traçou seu novo caminho na paixão da cervejaria.
Filho de agricultores/vinicultores Téo Musso abre seu primeiro bar de cervejas européias artesanais na cidade de Piozzo /Piemnonte em 1986.
Viaja para Bélgica aonde estuda e desenvolve seu próprio método em 1996 inicia a produção de cerveja em barril no seu bar.
Nos anos 90 depois de muitas viagens, estudos, em novos caminhos, desenvolveu e produziu a Birra Baladin, esta que vem ser a pioneira das cervejas artesanais, aonde iniciou um movimento que hoje reúne 380 produtores em toda Itália.










Várias cervejarias brasileiras escolheram o Mondial para apresentarem seus novos rótulos. 
Lager Casanova é o novo rótulo que a cervejaria Burgman lançará no festival. 
Já a carioca Fraga apresentará dois lançamentos: a Fraga Weiss em garrafa e a Fraga Blonde, em garrafa e chope. 
De Curitiba (PR), a Cervejaria Insana anuncia o lançamento de sua superpremium American Pale Ale, de alta fermentação, coloração âmbar e aromas cítricos derivados de uma seleta combinação de lúpulos americanos. 
A 2 cabeças, em parceria com o Brewpub Penedon, se rendeu ao estilo de cerveja mais popular do mundo e lançará no Mondial de La Bière uma lager clara. A edição colaborativa foi batizada de X Imperial Lager, e traz a marca das duas cervejarias.
A idéia foi juntar a experiência do cervejeiro da Penedon, Sergio Buzzi, nas lagers com a vontade de usar lúpulo de maneira desproporcional da 2cabeças. 
Um dos destaques da Invicta no Mondial será seu mais novo lançamento: a “1000 IBU´s”, da família Imperial Índia Pale Ale, com exagerado amargor devido à quantidade absurda de lúpulo utilizada na receita. 
A Mistura Clássica oferece cervejas com ingredientes inusitados, como a Mary Help, uma Vienna com umburana; a MIB, uma Robust Porter com canela; e a Pan head, no estilo American Stout com notas de café....








.
Edição de texto e fotos 
Leila Bumachar





Um comentário:

  1. parabéns leila - tudo de bom! e nada como escrever sobre a sua paixão! mil bjs lena thompson motta

    ResponderExcluir