quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Origem do Azeite Parte I

O uso do azeite é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem. 
A Oliveira foi uma das primeiras arvores a ser cultivada há mais de 6.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. Considerada através dos séculos uma arvore milagrosa, considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória para os povos.
A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta à Era Terciária, anterior, portanto ao aparecimento do homem, e se situa na Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze. 



A palavra azeite provém do vocábulo árabe “Az-zait” que significa sumo de azeitona.
Na história os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, cabendo aos gregos e romanos apresentá-los ao povo da Europa e o Ocidente, permanecendo por século restrito aos povos do mediterrâneo.
No século XVI os espanhóis introduziram o azeite no Peru, Chile e México e no século XVIII nos EUA.
Sua importância, ao longo dos tempos, resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas na alimentação, medicina, higiene e beleza.Os Mesopotâmicos untavam o corpo para se proteger do frio há mais de 5000 anos.
A primeira classificação formal data do século VII AC e era utilizado para o alívio da dor e cura de feridas, sendo muito utilizado nas guerras.
Durante o Império Romano foi muito usado para amaciar a pele e os cabelos. Foi ainda combustível para iluminação, lubrificante para as ferramentas e alfaias agrícolas, impermeabilizante para fibras têxteis e elemento essencial em ritos religiosos. Porém o grande destaque da utilização do azeite, além da alimentação, foi na medicina.
Na Grécia antiga, atletas já utilizavam o azeite como base para melhorar seu desempenho. Na época dos grandes descobrimentos, por volta do século XVI, o azeite era obrigatório nos navios, utilizado como base para o preparo de diversos medicamentos.
Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, ungüento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

O azeite de oliva é um tipo de óleo produzido única e exclusivamente a partir de azeitonas, . O nome azeite de oliva não pode ser utilizado nas misturas de azeite com outros óleos Esses são chamados de óleos compostos.
Existem cerca de 270 tipos de azeitonas e somente 24 são regularmente utilizadas na produção de azeites.
Cada país tem seu tipo característico:
Espanha (Picual)
Portugal (Galega)
Argentina (Arauco)

O Azeite de Oliva é classificado com base nas suas características organolépticas que são o sabor e aroma, analíticas que são a acidez e diversos dados químicos e pelo processo extrativo e dividido, basicamente, em 3 tipos:
AZEITE EXTRA VIRGEM
Obtido através da extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas.
• Com aroma e sabor impecável, apresenta menos de 1% de acidez.
AZEITE VIRGEM
Obtido através da extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas.
• Sabor e aroma marcantes com acidez abaixo de 2%.
AZEITE PURO
• Composto por azeite refinado e azeite virgem, apresentando menos de 1,5% de acidez.



O período de maturidade e plena produção da oliveira situam-se entre os 35 e os 150 anos, conhecendo-se espécimes com 2000 anos. Em média, uma oliveira dá 20 Kg de azeitonas, sendo necessárias cerca de 5 a 6 Kg para produzir 1 litro de azeite.
A produção tem início com a colheita das azeitonas nos olivais na plantação de oliveiras onde as azeitonas, ainda frescas, são levadas ao lagar que é um local próprio para extração do azeite, quando então são lavadas e moídas.
Com essa moagem obtém-se, então, uma pasta que é prensada.
O produto desse processo, exclusivamente mecânico, é o azeite virgem, que após filtragem está pronto para consumo imediato.
O azeite refinado é então utilizado para formar o Azeite de Oliva.


Diversos tipos de azeites, provenientes principalmente de Portugal, Itália, Espanha e Argentina, satisfazem os paladares mais exigentes e acompanham praticamente todos os tipos de pratos. Inicialmente utilizado na cozinha mediterrânea, o produto foi, aos poucos, conquistando os principais chefs e todos os tipos de cozinha.
A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.





FEdiçao de Texto
Leila Bumachar
onte de dados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeite
http://www.oliva.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário