sábado, 9 de maio de 2015

"CAVA" A paixão da Espanha


Cava em Catalã Pronúncia: [kaβə] , cavernas plural. Cava é um vinho espumante de Denominación de Origen DO, em sua maioria é produzido na região da Catalunha.
A origem da Cava está compartilhada com o esplendor da catalã viticultura a partir de meados do século XIX.
No ano de 1872 surgem na cidade de Sant Sadurní as primeiras garrafas de Cava seguindo o método tradicional de segunda fermentação na garrafa.
Neste momento surge o nascimento da Cava com uma identidade própria e diferente de qualquer outro vinho espumante de qualidade. Este procedimento de elaboração fez da cidade a capital de Cava. 
Durante o século XIX, várias famílias a partir de Sant Sadurní começaram a procurar por esta nova técnica de produção e aplicá-la para as culturas na região, o resultado de estudos e ensaios que estão ligadas ao prestigioso Instituto Catalão Agrícola St. Isidro.
Cava começou a ser elaborada a partir do Instituto de Pesquisa Agrícola Catalão de San Isidro que defendeu o método Champenois (méthode champenoise), mas a partir das castas brancas indígenas de Penedes.
Em 1887 a filoxera atingiu os Penedes arruinando colheitas de uvas. Isto levou a uma renovação de variedades utilizadas, com a introdução de qualidade de uva branca substituindo  a variedades das uvas pretas. Esta substituirão facilitou o desenvolvimento de cava.
Ano de 1972, antes do conflito com a França sobre o nome Champagne protegido,o então Conselho Reguladora da marca Espumantes Cava estabelece o nome comum usado para o vinho CAVA.
A adesão à Comunidade Européia marcada a necessidade de especificar as áreas de origem.
Desde 1986, a região da cava da Catalunha compreende 136 municípios, 23 de La Rioja, Aragão 2
"Cava Região" compreendem um total de 159 municípios em províncias abaixo catalogadas. Barcelona (63), Tarragona (52), Lleida (12), Girona (5), La Rioja (18), Alava (3), Zaragoza (2), Navarra (2), Valencia (1) e Badajoz (1)
Juntas elas compõem a área de produção delimitada Cava.
São eles, portanto os únicos com capacidade jurídica plena para produzir este tipo de vinho espumante e comercializá-lo com esta denominação. 

Cava Produtores
Cava DO (Denominação de Origem) é a classificação oficial de Cava.
Pode ser produzido em toda a Espanha, mas a maioria é feita em Cava Penedes que se localiza ao lado de Barcelona e no vale do rio Ebro no município de Rioja.
Existem hoje cerca de 200 produtores registrados no Cava Consejo Regulador.

Durante os vinte anos, Cava se consolidou no mercado espanhol, onde tem um grande crescimento nos anos sessenta e projeção internacional na década de oitenta.
Hoje é um dos setores mais dinâmicos bem sucedidos de viticultura, principalmente catalão, com a produção ultrapassou 220 milhões de garrafas por ano que chegam aos consumidores em toda parte do mundo.(dados do ano 2013)
O município de San Sadurní é o núcleo e a origem desta região não significa apenas um território, mas tradição, o espírito de ter uma fé cega na qualidade do produto, o entusiasmo único na promoção e divulgação desta bebida tão especial. 

Cava é verdadeiramente espanhol, normalmente um bom valor para o preço especialmente dado o Método Tradicional usado para produzi-lo.
Cava também pode ser apreciado por seu próprio caráter distintivo.
Cavo é provavelmente o mais Champagne como o vinho espumante fora da França que usa diferentes variedades de uva do que as Champagne.



Na Espanha a Cava usa, uvas espanholas indígenas principalmente tradicionais; no entanto, existem alguns exemplos com castas francesas, como Chardonnay.
As grandes marcas cavas, como Freixenet, Segura Viudas, Cristalino, e outros.
As maiorias destas cavas são feitos a partir de 2 ou 3 uvas.
As uvas tradicionais, nativos para Cava são 3 uvas principais:
Macabeu ,Parellada ,Xarel-lo .
Outras uvas:
Chardonnay,Pinot Noir,Garnacha,Monastrell.  
 


O Conselho Regulador Cava permite fazer vinhos espumantes sob o selo de qualidade em diferentes regiões espanholas como a Catalunha, Rioja, Extremadura e Castela e Leon Valencia.


Há também Cava, em La Rioja, Utiel-Requena, Ribera Del Guadiana, e Cariñena. 
Categorias Cavas
CAVA envelhecimento mínimo de 9 meses
Cava Reserva envelhecimento mínimo de 15 meses
CAVA GRAN RESERVA Envelhecimento mínimos 30 meses
TIPOS DE CAVAS
Cavas são classificadas por teor de açúcar :açúcar gramas / litro
Brut Nature 0-3
Extra Brut 0-6
BRUT 0-12
EXTRA DRY 12-17
SECO 17-32
SECO SEMI 32-50

DOCE 50 + 
 

DICAS!! Em Barcelona dois  endereços para os apreciadores de uma boa gastronomia e uma excelente Cava.


O Restaurante Casa Calvet está localizado na Casa Calvet, um edifício criação do arquiteto catalão Antoni Gaudí.
Casp, 48 - 08010 Barcelona,Tel.: (+34) 93 412 40 12
Horari de cuina: de 13:00 h a 15:30 h i de 20:30 h a 23:00 h




 VILA VINITECA – Gastronomia
Delicatessen Vila Viniteca , reconhecida como uma das melhores lojas gourmet de Barcelona.
Agullers 9. 08003 Barcelona,T +34 933 101 956





Edição de Texto e fotos: Leila Bumachar
Fonte e Fotos:
 http://www.spanishwine.com/
 http://www.crcava.es/
 http://vinoscava.com/
 http://www.crcava.es/consejo.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário