domingo, 5 de julho de 2015

BENTO GONÇALVES UMA VIAGEM DE SENSAÇÕES.


Bento Gonçalves a maior região vitivinícola do país abençoada por Baco e Dionísio é um conjunto de sensações de sabores, aroma e cores, na viticultura, gastronomia e cenário da natureza.
Com tudo isto Bento Gonçalves hoje já se coloca nas rotas turísticas preferidas de quem quer o bem viver!
São paisagens belíssimas com um charme todo especial, com uma das melhores estruturas hoteleira que se encontra no Brasil.
Produção de vinhos, parques temáticos, almoços harmonizados nas vinícolas, visitação as caves de vinhos e espumantes, na novidade com a inauguração da primeira destilaria do Brasil "Union Distillery", tudo isto rodeado pelo ambiente da arquitetura típica de algumas das regiões da Itália, legado da imigração que trouxe na bagagem o discreto “savoir-faire” das vinícolas familiares e dos pequenos produtores.




É na narração da trajetória de cada família, que podemos sentir o que é o estilo de vida deste local mágico, em que seus habitantes nos conduzem aos tempos da chegada deste povo ao Brasil, suas lutas, conquistas e vitórias.

A cada estação Bento Gonçalves e suas rotas mágicas se modificam e se harmonizam, num encanto sem igual.


Vale dos Vinhedos.Com uma rota bem próxima ao centro de Bento Gonçalves no circuito das vinícolas, ali podemos desfrutar degustação dos premiados vinhos nacionais que hoje brilham no cenário mundial dos concursos e classificações de vinhos e espumantes. 
Grandes vinícolas hoje já dividem seu espaço com pequenas cantinas as quais os vinhos da forma mais artesanal ainda são produzidos e bastante apreciados no Vale.

Casa Valduga esta vinícola que se dedica especialmente na elaboração dos espumantes uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Atualmente maior adega de espumantes da América Latina. 
www.casavalduga.com.br
A Casa Valduga também construiu o primeiro Complexo Ecoturístico do Brasil e hoje é uma das maiores atrações do Memorial do vinho.Casa Madeira DelicatessenVia Trento, 3355 

Jantar harmonizado no Vale Rústico traz à tona a alquimia do chefe Rodrigo Bellora numa atmosfera de aromas e cores. Apaixonado pela slow food e cozinha orgânica, o local que hoje é o pioneiro em conceito de ecogastronomia. Via Marcílio Dias, Garibaldi  


O Chefe Rodrigo Bellora do Vale Rustico

RS 444 km 18,9 - Vale dos Vinhedos
Numa serie de painéis temáticos, fotos, textos e mapas a história do vinho é relatada ao visitante pelo simpático Moysés Luiz Michelon no Memorial do Vinho.
Junto com a Casa do Filó, que mostra como era um local de convivência dos imigrantes italianos na região em épocas outrora.Encontros sociais, música, gastronomia e religiosidade se fundem para o visitante sentir o clima desde 1875 até o final do século XX




Union Distillery Maltwhisky do Brasil, tradicional fabricante de malte uísque e bases para bebidas, iniciaram suas atividades da sua segunda unidade de fabricação, localizada em Bento Gonçalves.Atualmente é um dos principais fabricantes independentes de malte uísque América Latina. 


Caminho da pedra. Toscana Brasileira.Ao final do século 19, surgiram na estrada de Caxias do sul construções de pedra e madeira originaria das terras dos imigrantes italianos. Estas construções hoje restauradas preservando os hábitos e tradições é uma rota ótima para gastronomia embalada com as historias dos descendentes do local.
Hoje é um patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. As centenárias casas de pedra incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, resgatando assim a cultura italiana.
Il Cantuccio del Pomodoro e della Gasosa", ou simplesmente, Casa do Tomate.
Neste local que o Pomodoro é  a estrela,temos deste da geléia, sucos e cerveja artesanal e condimentos diversos.
 www.casadotomate.com.br
 A Casa da Ovelha. Conhecer a produção e degustar seus produtos, podendo também acompanhar em certas épocas a tosquia ou ordenha das ovelhas.
 www.casadaovelha.com.br
A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA 
A história desta cooperativa data de 1931,época em que dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental. Nos dias de hoje A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA é a maior do Brasil reunindo nesta cooperativa mais de 1.100 famílias.
www.vinicolaaurora.com.br

Cantinas Históricas.Nestes pequenos produtores e suas vinícolas artesanais, a paisagem sem completa entre a degustação de vinhos, suco de uva e espumantes. Vales e montanhas recobertas de mata nativa e parreiras trazem uma vista espetacular. Ponto alto o Mirante do Campanário. Rota partilha a simplicidade e a alegria hospitaleira de que tem a arte do vinho nas veias.
DAL PIZZOL Uma família que há sete gerações vem se dedicando ao vinho entre Itália e Brasil, criou além de grandes e premiados vinhos um espaço cultural o Ecomuseu da Cultura do Vinho. 
O Ecomuseu da Cultura do Vinho, registrado nas estâncias da museologia brasileira está tambem associado ao Association of Culture and Tourism Ecchange (ACTE) com sede em Stranbourg, na França. Na sede de Pinto Bandeira os visitantes podem também apreciar as castas de todo mundo no local que se chama Vinhedos do Mundo. www.dalpizzol.com.br
Carismática presença do Sr Antonio Dal Pizzol
Ótima sugestão é visitar a vinícola Cristofoli e desfrutar do almoço harmonizado, aonde você poderá se deliciar com as divertidas historia familiar e apreciar uma verdadeira cozinha italiana dos tempos dos colonos com os belos vinhos produzidos na vinícola. 
Bruna Cristofoli enóloga  Cristofoli
www.vinhoscristofoli.com.br

Encantos da Eulália.Neste roteiro as belezas naturais dão lugar aos vinhos e gastronomia, hoje com Parque de Aventuras Gasper montado em torna de uma parede rochosa. ”Paredão da Eulália”.www.gaspermontanhismo.com.br

Vale do Rio das Antas.                    
Local que convivem harmoniosamente o vinho, espumantes, massa, a cachaça; a rapadura, o vale e a serra. Podemos apreciar no Belvedere as águas do Rio das Antas formando uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha.

SALTON.Em 1878 na Itália Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, para Vila Isabel, uma colônia italiana no centro de Bento Gonçalves. Aqui se inicia há um século trajetória da vinícola Salton. Atualmente umas das principais do Brasil sendo 100% familiar e brasileirawww.salton.com.br

Salton completa neste ano de 2015 105 anos

Na vinícola Cainelli hoje com o enólogo Roberto Cainelli na frente da produção dos vinhos no local comandado pela quinta geração da família, une ao passeio de Tuc Tuc e servindo o tradicional Meredin um prazer familiar que procuram transmitir nova visitação.
 www.vinicolacainelli.com.br





Edição de texto e fotos. Leila Bumachar
Press Trip Vidima 2015 foi um convite da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves.
Adicionar legenda



Nenhum comentário:

Postar um comentário