domingo, 11 de dezembro de 2016

Tapas / Tapear . Origem e lenda




A lenda ou  historia a origem das Tapas tem origem nesta passagem do  rei Alfonso XIII, em 1916 numa visita oficial à província de Cádiz , Ventorrillo Del Chato ,( esta venda ainda existe nos dias atuais) , Na parada para descanso o Rei e pediu um copo de xerez, retirando-se  para o lavatório, neste momento uma corrente de ar adentrou venda,  e para que o vinho não fosse preenchido com areia da praia o garçom teve a feliz idéia de colocar um presunto uma fatia como a tampa do vinho!O Rei gostou da idéia, bebia o vinho e comia , no momento que os outros membros do Tribunal que o acompanhava na jornada vendo isto, todos com ele fizeram a mesma pedida ao taberneiro. Assim se a origem da lenda das Tapas tem inicio na historia da Espanha .

Naqueles tempos a tampa do vinho, que depois veio ser chamar de Tapas, consistia de uma fatia de presunto ou fatias de linguiça ou salsicha e às vezes substituído por uma fatia de queijo.
A Real Academia Espanhola define Tapas como "qualquer parcela de alimentos sólidos podem acompanhar uma bebida.” 
Em 1935, o jornalista Juan Ferragut disse que "a tapa é uma maneira distraída de comer inadvertidamente
Sem dúvida que sim, porque menos de um século depois as tapas são um dos pilares da marca Espanha no exterior.

As Tapas têm diversificado muito ao longo do tempo. Azeitonas típicas de todas as variedades e nozes, pequeno pratos típicos servidos em pequenas porções, que podem muito bem substituir almoço ou jantar mostram, onde a única coisa não ele não tem nenhum lugar é doce.
 

Tapas é uma parte muito característica da cozinha espanhola, o que parecia a principio  não transferível para outras culturas, tornou-se popular no mundo inteiro. . Fazem parte do rico patrimônio cultural da Espanha, um tesouro de culinária que se adaptou à personalidade e gostos de cada região e em todo o mundo triunfa graças ao seu caráter afável e ato social informal. As tapas é a elegância arte espanhola de comer em pé
Tapas têm nomes diferentes, dependendo da região espanhola onde ela é feita. Por exemplo em Aragão e Navarra é chamado de "alifara" no País Basco "poteo”,  mas no exterior com sua forte penetração el é sempre conhecida como seu nome espanhol de origem :Tapas.



A vanguarda culinária e suas inovações técnicas e nível estético levaram nas últimas duas décadas uma grande transformação no mundo das tapas. Foram substituídas em muitos casos por criações de alta cozinha em miniatura concorrentes em concursos, como o Concurso Nacional de Picos e Tapas realizada anualmente em Valladolid.





Rotas de tapas e competições de monopolizar o panorama todos os cantos da Espanha, estimulado pelo fato de que mais da metade das bebidas nos bares são acompanhados com um pouco de comida! TAPAS. A bebida que tradicionalmente acompanha tapas é vinho ou sangria.
Para muitos é uma religião e uma desculpa para se encontrar com amigos e ter um bom tempo. Nos bares da vida cidades afora. TAPEAR!
Ou você pode começar com esta receita simples em casa e assim Tapear com amigos.

Ingredientes
16 fatias de chorizo espanhol
8 unidades de pepino em conserva
8 unidades de cebola cristal em conserva
8 unidades de azeitona verde sem caroço
8 pedaços de pimentão descascado em conserva
8 unidades de palito de bambu ou acrílico
8 fatias de pão baguete
Modo de preparo

Faça espetinhos com os legumes em conserva azeitona, cebola, pimentão, azeitona e pepino. Coloque sobre o pão duas fatias de chorizo espanhol dobrado ao meio. Disponha sobre o chorizo os espetinhos de legumes e regue com azeite de oliva.
Rende 8 porções.







Edição do texto e fotos e pesquisa
Leila Bumachar
Fontes:es.wikipedia.org/wiki/Tapa
https://br.pinterest.com/explore/tapas-espanholas-
www.google.com.br/searchtapear
http://www.laespanolatapasbar.com/tapas/Historia.html 











sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

The Top 10 of 2016 Wine Spectator




Todos os anos os editores da Wine Spectator selecionam um grupo que este ano contou com mais de 18.000 vinhos e classificam segundo estes quesitos:
Qualidade (pontuação), valor (preço) e disponibilidade (Casos fabricados ou importados). Nesta seleção e revisão editores incluem marcas emergentes e regiões e misturas distintivas. Vinícolas de nome e renome assim como novas descobertas compõem esta seleção dos Top 10 de 2016. Este é o mundo do vinho surpreendente e fascinante, a cada nova colheita cada nova prova degustativa! 
Lista dos Top 10 do decimo ao primeiro.




10 Hartford Family Zinfandel Russian River Valley Old Vine 2014
Sonoma, California
score 93 $38


9 Château Smith-Haut-Lafitte Pessac-Léognan White 2013
Bordeaux, France
score 96 $106

8 Antinori Toscana Tignanello 2013
Tuscany, Italy
score 94 $105


7-Ridge Monte Bello Santa Cruz Mountains 2012
Santa Cruz Mountains, California
score 94 $175

6- Orin Swift Machete California 2014
Califórnia
score 94 $48

5-Produttori del Barbaresco Barbaresco Asili Riserva 2011
Piedmont, Italy
score 96 $59


4- Château Climens Barsac 2013 
Barsac, Bordeaux
score 97 $68






3-Beaux Frères Pinot Noir Ribbon Ridge The Beaux Frères Vineyard 2014
Willamette Valley, Oregon
socre 95 $90

2-DomaineSerene Chardonnay Dundee Hills Evenstad Reserve 2014

Willamette Valley, Oregon
score 95 $55
1- Lewis Cabernet Sauvignon Napa Valley 2013
Napa Valley, California
score 95 $90

















Edição
Leila Bumachar
Informaçoes e fotos 
http://top100.winespectator.com/

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Golden Rio Wines of Chile

No ultimo dia 29 de setembro no décor do belíssimo Belmond Copacabana Palace, aconteceu apresentação do Golden Rio – Wines of Chile, algumas das mais premiadas e reconhecidas vinícolas do Chile selecionaram seus vinhos tops para uma degustação exclusiva.
Vieram ao Rio de Janeiro enólogos e empresários chilenos para apresentarem seus vinhos que conquistaram medalhas de ouro edições do Annual Wines of Chile Awards, premiação que há maias de uma década premia os melhores rótulos do país.
”Para a Masterclass, selecionamos vinhos que expressam a altíssima qualidade vitivinícola do Chile. São rótulos que se destacaram em edições do AWoCA e também premiados internacionalmente”, Mario Pablo Silva, presidente da Wines of Chile.


Seleção dos 11 vinhos degustados entre os tintos, brancos e roses.
Maquis Gran Reserva Rosé 2016, Amelia, Solares, Montes Twins Red Blend 2015, Pérez Cruz Limited Edition Cabernet Franc 2013, Colección Limited Edition Carignan, Escalera Icono 2010, Gran Terroir de Lod Andes Los Lingues Cabernet Sauvignon 2014, Solares, Encierra 2012, Carmen Winemaker´s Reserve Red Blend 2013, Santa Rita Casa Real.
Das seguintes vinícolas: Apaltagua, Carmen, Casa Silva, Concha y Toro, Encierra, La Junta, La Ronciere, Maquis, Montes, Pérez Cruz, Requingua, Santa Rita e Yali.


Com presença maciça nas prateleiras de lojas e supermercados, em restaurantes, na mente e no paladar dos consumidores brasileiros, o Chile fechou 2015 com 53% do mercado de vinhos importados no Brasil, ranking que lidera desde 2002.
Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile
“O Brasil é um mercado muito importante para a Wines of Chile, com grandes oportunidades de crescimento devido à alta qualidade e diversidade dos vinhos chilenos e ao baixo consumo per capita brasileiro, de 1,7 litro. Os vinhos chilenos agradam o paladar brasileiro e estamos inovando, constantemente, para surpreender os consumidores, especialistas e amantes da bebida. Nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente está impresso em nossos vinhos, que vêm sendo amplamente consumidos pelos Millennials e as mulheres, públicos que nos desafiam a ter produtos e mensagens cada vez mais diversos”, resume Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile.

Encerrando o evento que contou com participação de Marcelo Copello na apresentação dos vinhos na Masterclass, Oscar Paez, do ProChile Brasil, finaliza, explicando que o evento “é a oportunidade de fortalecer a presença da oferta chilena de vinhos e reforçar as parcerias comerciais existentes entres os mercados do Chile e do Brasil.


Euclides Penedo Borges ABS/RJ
Alessandra Casolato CH2A Comunicação
Leila Bumachar editora do Blog

Texto  e Fotos:
Leila Bumachar
Release para informaçoes:
Wines of Chile
CH2A



terça-feira, 20 de setembro de 2016

Sedutora região do Alentejo e seus vinhos.


Vinhos do Alentejo Vinho Singular! Com esta exclamação foi encerrada a masterclass dos vinhos premiados do Alentejo por Alexandre Lalas, no dia 12 de setembro , local Rio de Janeiro.
Alentejo região que tanto nos encanta pela paisagem, aromas, e vinhos, nos brindou mais uma vez com seus vinhos, produção de gerações de viticultores e enólogos que provocaram uma grande revolução na produção vitivinícola, dando a verdadeira relevância e justificativa na demarcação oficial da região em 1988. Diversividade alentejana é fato, lá encontram se na região mais de 250 variedades de castas. 
Aqui umas breves linhas da historia desta região que desperta a paixão e prazer, a qual Wine Enthusiast Alentejo classificou o Alentejo como um dos destinos de viagens Wine Top 2016!


O Alentejo, derivado de Além-Tejo ou para além do Tejo, cobre quase um terço de Portugal, a partir da margem sul do Tejo até ao Algarve e da costa atlântica à fronteira espanhola, no leste, as planícies do Alentejo são pontilhadas com dezenas de cidades medievais pitorescas.
É uma das mais belas regiões de Portugal aonde tem sua historia rica em períodos de turbulência e de paz. Uma terra onde a cultura e tradição caminham lado a lado.  Dentre os vestígios da civilização fenícia, celtas aos romanos, um legado que foi deixado não só pelas artes, escritos, arquitetura, monumentos e na agricultura, fortemente afetada como a cultura do vinho e da vinha no Alentejo. É bem provável segundo relatos que esta influência na produção de vinhos do Alentejo tornou-se o marco inicial da primeira exportação de vinhos portugueses para Roma.


É uma das maiores regiões vinícolas de Portugal, de um clima quente e seco, uma excelente "terroir",  solos alternam entre o xisto, argila, mármore, granito e calcário, numa diversidade pouco comum. O clima é claramente mediterrânico, quente e seco, com forte influência continental o que resulta na produção de alguns dos melhores vinhos portugueses. Conseqüentemente, no reconhecimento internacional dos vinhos do Alentejo. Alentejo é responsável por mais de 40 por cento do vinho consumido em Portugal.
Região demarcada em 1988 é dividida em oito sub-regiões: Reguengos, Borba, Redondo, Vidigueira, Évora, Granja-Amareleja, Portalegre e Moura.


Nas variedades brancas destacam-se o Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, para além das hoje pouco valorizadas Diagalves, Manteúdo, Perrum e Rabo de Ovelha.
Nas castas tintas sobressaem o Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão e Trincadeira, para além das pouco valorizadas Moreto, Tinta Caiada e Tinta Grossa.

A vinificação era realizada segundo os processos tradicionais herdados dos Romanos e a fermentação realizava-se em grandes ânforas de barro.
Vinhos de talha “ânfora” hoje são encontrados em produção no Alentejo.

CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, brindou ao Brasil com excelentes vinhos.
Vinhos degustados - Alentejo-Brasil 2016- Rio de Janeiro.





Rui Falcão Eu e Alexandre Lalas 






Edição texto e fotos: Leila Bumachar
.Pesquisa:  ww.winesofportugal.info,https://wineeconomist.com/2016/alentejo,www.winetourismportugal.com


















sábado, 20 de agosto de 2016

Cheers For Brazil! Brinde Olímpico 2016!


No dia 11 de agosto o Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil convidou o blog para degustação top de vinhos do Brasil: Cheers For Brazil!
O evento foi mais uma bela iniciativa da Ibravin, que teve a participação de profissionais do mundo do vinho, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião, enófilos, profissionais de restaurantes, hotéis e membros das mais importantes confrarias de vinho, para degustarem e apreciarem algumas das vinícolas tops dos vinhos do Brasil com seus rótulos premiados.


Casa Brasil foi o palco deste evento, localizada no Píer Mauá na região revitalizada do porto na Cidade Olímpica do Rio de Janeiro. Casa Brasil reúne, num só lugar, cultura, turismo, esporte, negócios, e foi  projetada  para ser a vitrine do país durante os Jogos Olímpicos 2016.


Com a presença da imprensa do mundo inteiro em função dos Jogos Rio 2016 como uma oportunidade única de mostrar a qualidade e a diversidade do vinho brasileiro. A degustação e experimentação dos nossos vinhos é o principal cartão de visitas dos produtos que elaboramos e que têm conquistado os consumidores mais exigentes do Brasil e do Exterior. Um “evento que propõe essa experiência, e o contato com formadores de opinião e mercado deve ser valorizado”, O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, (dados da Ibravin)
Atualmente, o Brasil possui seis principais regiões produtoras: Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campanha, Campos de Cima da Serra, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco.



Vinícolas presentes no evento:

CASA VALDUGA
Via Trento 2355 | Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS



DOMNO       
Rodovia BR 470, S/N°, Km 224. Garibaldi - RS 
VINÍCOLA GÓES
Km s/n, Estr. do Vinho (Spv-077), 9 - Canguera, São Roque,SP  

LÍDIO CARRARO
Estrada do Vinho, RS 444, Km 21, s/n,Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - RS,
Escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para produzir vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016
SALTON
Rua Mario Salton, 300, Bento Gonçalves - RS



VINIBRASIL 
Fazenda Planaltino - Rodovia PE-574 - Sertão, Lagoa Grande – PE


Ju Gonçalves com Faces espumante da Lídio Carrarro

Eduardo Soares da Salton 

Gregório Bircke ,Tannat da Salton para exportação

Luiza Valduga com 130 espumante da Casa Valduga
Buffet do Fogo no Chão, harmonizando com os vinhos degustados.
A Ibravin com este evento mostrou seu potencial em promover e divulgar a imagem dos vinhos do Brasil, que seja no mercado interno ou externo.  Atualmente a qualidade dos vinhos brasileiros vem sendo destacada , comentada e premiadas em todas as competições de nível nacional e internacional. Cheers For Brazil com os rótulos apresentados nesta tarde  olímpica  no Rio de Janeiro comprovou este sucesso!

Lelena Messeder,Leila Bumachar,Denise Soares,José Lumier, Fatima Duarte.
CHEERS!


Edição e  Fotos:
Leila Bumachar